O Escritório do Representante do Comércio dos EUA (USTR) iniciou uma investigação comercial sobre práticas brasileiras, mencionando até mesmo o sistema de pagamentos instantâneos Pix como possível “prática desleal”, segundo relatório divulgado em 15 de julho.
A apuração cobre também comércio eletrônico, desmatamento, proteção à propriedade intelectual e até o famoso trecho da Rua 25 de Março, alvo histórico de críticas por contrabando de produtos falsificados.
No documento (under Section 301), os EUA afirmam que o Brasil ‘promoveu seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo’, argumentando que isso‘ pode distorcer a concorrência, e o Pix foi explicitamente citado como exemplo.
Isso ocorre no contexto da alta de tarifas já anunciadas, como o “tarifaço” de 50% sobre produtos brasileiros, e pode abrir caminho para novas sanções se comprovadas práticas que ferem as regras da OMC.
A investigação pode resultar em retaliações extras dos EUA, além das já decididas, afetando setores como tecnologia, agronegócio e serviços financeiros. O próximo passo é um processo formal com prazos para o Brasil apresentar defesa e suspender medidas que resultem em eventuais barreiras comerciais.
Foto: Divulgação/Pix
