A empresa uruguaia de pagamentos dLocal anunciou nesta semana o SmartPix, solução que permite salvar dados do Pix para facilitar compras futuras em plataformas digitais.
A novidade busca oferecer ao método de pagamento a mesma praticidade que já existe no uso de cartões de crédito armazenados em sites e aplicativos.
O SmartPix funciona por meio de tokenização, permitindo que os consumidores realizem novas transações com o mesmo fornecedor sem repetir o processo de escanear QR Code ou copiar códigos a cada operação.
O recurso chega na esteira do Pix Automático, lançado pelo Banco Central, mas com foco em situações diferentes: enquanto o modelo oficial se aplica a pagamentos recorrentes, como em serviços de streaming, o SmartPix foi desenhado para transações sob demanda em plataformas como iFood, Uber e Shein.
Segundo Gabriel Falk, gerente de produto da solução, o Pix já representa 29% das compras online dos clientes atendidos pela dLocal.
A executiva Lanna Collares, vice-presidente de Brand & Product Marketing, destacou que a ferramenta se apoia na infraestrutura de Open Finance do Brasil e completa a estratégia da empresa de construir “a suíte de Pix mais completa do mercado”.
Listada na Nasdaq desde 2021, a dLocal atua em mercados emergentes da Ásia-Pacífico, Oriente Médio, América Latina e África, atendendo marcas como Shein, Amazon e Netflix. A companhia afirmou que a personalização dos produtos para cada país é parte central da sua estratégia de expansão.

