No próximo dia 30 de agosto, cooperativas de todo o Brasil estarão unidas em mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C), a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo nacional.
Criado em 2009, em Minas Gerais, o movimento cresceu e hoje conecta milhares de pessoas em torno de iniciativas que impactam comunidades locais e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Em 2024, foram mais de 11 mil ações em todo o país, organizadas por 1.020 cooperativas e cerca de 130 mil voluntários, beneficiando diretamente 5,5 milhões de pessoas. Esse alcance consolidou o Dia C como símbolo do compromisso cooperativista com a transformação social e a melhoria da qualidade de vida de comunidades inteiras.
As ações são planejadas de acordo com a realidade local, mas todas têm em comum a conexão com os ODS. De arrecadação de alimentos e campanhas de saúde à promoção de educação financeira, inclusão social e plantio de árvores, cada atividade traduz na prática os princípios do cooperativismo e a responsabilidade global com sustentabilidade.
Segundo a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, o programa mostra a essência da cooperação. “O Dia C une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. É a prova de que o cooperativismo vai além de seus associados e alcança toda a sociedade”, destacou.
Em 2024, o ODS 4 (educação de qualidade) liderou as iniciativas, com 2.344 ações, seguido pelo ODS 3 (saúde e bem-estar), com 2.329, e pelo ODS 10 (redução das desigualdades), com 1,8 mil registros. Esse recorte evidencia a contribuição do cooperativismo em áreas estratégicas para o desenvolvimento humano.
A edição deste ano será a primeira após a mudança da data, que agora se conecta ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto.
A programação terá atividades em todos os estados, indo desde atendimentos de saúde em Manaus e ações sociais em Salvador até campanhas de doação de sangue no Espírito Santo e iniciativas educativas na Expointer, no Rio Grande do Sul.
Com mais de uma década de história, o Dia C reforça que voluntariado e cooperação caminham juntos e que, ao lado das comunidades, as cooperativas podem ser protagonistas de mudanças significativas.
Foto: Quan Nguyen/ Unsplash
