As exportações de cafés especiais, aqueles de altíssima qualidade, colhidos manualmente, sofreram forte retração em agosto com a aplicação da tarifa de 50% pelos Estados Unidos.
Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 21,7 mil sacas, volume 79,5% menor que o de um ano atrás e 69,6% inferior ao registrado em julho.
A presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lucia Chaves de Brito, conhecida como Ucha, afirmou que diversos contratos foram suspensos, cancelados ou adiados a pedido de importadores norte-americanos. “A taxação torna praticamente inviável a realização dos negócios”, disse.
Até agosto, os EUA vinham liderando o ranking de importadores de café especial brasileiro, mas caíram para a sexta posição no mês, atrás de Holanda, Alemanha, Bélgica, Itália e Suécia.
Segundo Ucha, os efeitos não se restringem à produção e exportação brasileiras. “Já observamos elevação no preço do café à população americana, gerando inflação à economia do país. Isso é uma pena, pois afetará o maior mercado consumidor global, que é o principal parceiro dos cafés do Brasil”, destacou.
No total, o Brasil exportou 3,14 milhões de sacas em agosto, retração de 17,5% em relação a 2024. Apesar da queda no volume, a receita cambial avançou 12,7%, para US$ 1,1 bilhão.
Segundo Márcio Ferreira, presidente do Cecafé, o recuo já era esperado devido ao desempenho recorde em 2024, à menor safra deste ano e às tarifas impostas pelos EUA. Ainda assim, os norte-americanos se mantêm como principais compradores no acumulado de 2025, com 4,03 milhões de sacas.
Em agosto, no entanto, a liderança mensal passou à Alemanha, que importou 414 mil sacas, superando os EUA, que registraram 301 mil.
Ferreira projeta que, caso as tarifas se mantenham, tanto produtores brasileiros quanto consumidores americanos sairão prejudicados. “Além de inviabilizar os embarques, cria-se um cenário inflacionário nos Estados Unidos, uma vez que não há oferta de outros países para substituir o café brasileiro”, afirmou.

