O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, esteve reunido na última quarta-feira (10) com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, e com o secretário-executivo Rogério Beretta.
No encontro, entregou um conjunto de propostas da Casa do Cooperativismo para ampliar a participação das cooperativas do estado no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) a partir de 2026.
Segundo Régis, a articulação busca garantir que as cooperativas tenham acesso a uma fatia maior dos recursos do fundo, especialmente as de crédito, mas também as de outros ramos que utilizam linhas de financiamento para custeio e investimento. Ele ressaltou o apoio recebido do governo estadual no pleito.
As demandas apresentadas fazem parte de uma mobilização organizada junto à OCB Nacional e envolvem não apenas o FCO, mas também os fundos constitucionais do Norte e do Nordeste.
A ideia é assegurar um tratamento mais favorável às cooperativas, reconhecendo seu papel estratégico no desenvolvimento regional e na democratização do crédito.
“Temos encontrado receptividade do governo estadual, que se mostrou sensível ao tema. Estamos confiantes de que teremos êxito nesse trabalho de construção para 2026”, afirmou Régis.
As propostas foram encaminhadas ao vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, responsável por levá-las ao Conselho Deliberativo da Sudeco (Condel), instância que define os critérios de aplicação dos recursos.
Foto: Lula Marques/ Agência Braasil.

