• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Presidente da ACI destaca força do cooperativismo global em mensagem de encerramento do Ano Internacional das Cooperativas

Presidente da ACI destaca força do cooperativismo global em mensagem de encerramento do Ano Internacional das Cooperativas

  • Marlon Barcelos
  • 26 de dezembro de 2025

O presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) enviou uma mensagem de fim de ano ao movimento cooperativo mundial, destacando o encerramento de um período considerado histórico para o setor.

Em sua manifestação, ele agradeceu o engajamento das organizações cooperativas ao longo do Ano Internacional das Cooperativas e ressaltou o papel coletivo do movimento na promoção de transformações sociais, econômicas e ambientais em escala global.

Segundo o dirigente, 2025 ficará marcado como um ponto de inflexão para o cooperativismo, ao demonstrar que a atuação conjunta de organizações com identidades e expertises distintas fortalece a voz do setor e amplia seu alcance junto às comunidades.

Ele reforçou que a ACI segue como o espaço global de articulação das cooperativas, reunindo entidades de diferentes portes, ramos e países em um ambiente plural, democrático e diverso.

Na mensagem, o presidente destacou de forma especial o esforço das organizações regionais e setoriais da ACI, além dos comitês e grupos de trabalho que integram a estrutura do movimento.

Leia mais:

  • Governo eleva imposto de importação de mais de 1.200 produtos e mira indústria nacional
  • Câmara aprova incentivo a data centers e Brasil busca espaço na corrida da IA
  • CEO do JPMorgan alerta que euforia com IA pode preceder nova crise financeira
  • Samsung integra Perplexity ao Galaxy AI e ativa comando “Hey Plex” no Galaxy S26
  • Ministério da Agricultura cria canal para alertas sobre suspeitas de pragas

Ele afirmou que as atividades desenvolvidas ao longo do ano, como encontros internacionais, pesquisas, declarações e projetos, só foram possíveis graças ao empenho contínuo e à dedicação das equipes envolvidas.

O dirigente também reconheceu o trabalho do escritório global da ACI e de suas representações regionais e setoriais, apontando que a atuação coordenada dessas equipes foi fundamental para viabilizar uma agenda intensa e ambiciosa ao longo de 2025.

De acordo com o presidente, o ano foi marcado por uma agenda robusta e transformadora, que permitiu ao movimento cooperativo reafirmar prioridades, fortalecer sua estrutura institucional e demonstrar, de forma concreta, sua capacidade de responder aos desafios contemporâneos.

Ele ressaltou que o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas não representa o fim de um ciclo, mas o início de uma nova etapa.

Nesse sentido, informou que a ACI aguarda um anúncio das Nações Unidas sobre a possível proclamação de novos Anos Internacionais das Cooperativas a partir de 2035, com periodicidade decenal, iniciativa que, segundo ele, representaria um reconhecimento histórico e uma oportunidade estratégica para manter o cooperativismo no centro da agenda global de desenvolvimento sustentável.

Na avaliação do presidente da ACI, a experiência de 2025 consolidou avanços qualitativos no posicionamento institucional e territorial do cooperativismo, ampliando seu impacto e fortalecendo a cooperação entre as organizações do movimento.

Ele afirmou que os resultados alcançados ao longo do ano demonstram que o cooperativismo se consolida como um dos caminhos mais diretos e eficazes para a construção de um mundo mais sustentável, justo e pacífico.

Segundo o dirigente, o sucesso do período reflete o trabalho cotidiano de milhões de pessoas que, por meio da cooperação, constroem soluções coletivas onde elas são mais necessárias.

Ao encerrar a mensagem, o presidente desejou um bom final de ano às cooperativas de todo o mundo e manifestou a expectativa de que, em 2026, o movimento esteja ainda mais unido, integrado e fortalecido na missão de construir um futuro melhor por meio da cooperação.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Foto: Annie Spratt/Unsplash

Post navigation

  • Previous Post Inteligência social surge como fator decisivo para a próxima geração de robôs
  • Next Post Crédito no país cresce 0,9% em novembro e atinge R$ 7 trilhões, aponta Banco Central

Related Posts

Barco chegando no porto

Governo eleva imposto de importação de mais de 1.200 produtos e mira indústria nacional

  • Donizete Barroso
  • 25 de fevereiro de 2026

O governo federal decidiu aumentar o imposto de importação de 1.252 produtos, com foco em máquinas, equipamentos industriais e itens de tecnologia. A medida foi formalizada pela Resolução Gecex nº 852, de 4 de fevereiro de 2026, com vigência a

Continue lendo
Corrida da IA no BR

Câmara aprova incentivo a data centers e Brasil busca espaço na corrida da IA

  • Victor Nabeiro
  • 25 de fevereiro de 2026

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 278/26, que cria incentivos fiscais para atrair investimentos em data centers no Brasil. O texto, de autoria do líder do governo na Casa, deputado José Guimarães

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Governo eleva imposto de importação de mais de 1.200 produtos e mira indústria nacional
  • Câmara aprova incentivo a data centers e Brasil busca espaço na corrida da IA
  • CEO do JPMorgan alerta que euforia com IA pode preceder nova crise financeira
Banner comercial, gastando muito contratando errado.

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025