O governo federal pretende realizar até o fim de abril o leilão do novo terminal de contêineres do Porto de Santos, conhecido como Tecon Santos 10.
A estimativa do Ministério de Portos e Aeroportos é de que o edital de licitação seja publicado entre o final de fevereiro e o início de março.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), durante encontro com jornalistas em Brasília. Segundo ele, o prazo entre a publicação do edital e a realização do certame deve variar de 45 a 60 dias.
“Como são 45 a 60 dias, [o leilão] deve ficar para o final de abril”, afirmou o ministro. Ele acrescentou que o cronograma definitivo ainda está em fase de ajustes e deve ser anunciado oficialmente na próxima semana.
De acordo com Costa Filho, o projeto já atraiu o interesse de investidores nacionais e estrangeiros. Empresas e grupos de países como China, Suíça, Filipinas e nações árabes estariam avaliando a participação no leilão.
Para o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, a expectativa é de forte concorrência. “Com toda a certeza”, afirmou, ao ser questionado sobre a possibilidade de disputa entre interessados.
O leilão do Tecon Santos 10 é considerado pelo governo o maior da história do setor portuário brasileiro. O projeto prevê investimentos superiores a R$ 6 bilhões para a construção de quatro novos berços destinados à movimentação de contêineres.
Leia mais:
- Júri decidirá se redes sociais causam danos à saúde mental de adolescentes nos EUA
- Meta, TikTok e YouTube enfrentam julgamento nos EUA por acusações de vício em plataformas
- Sistema OCB e Finep firmam acordo para ampliar acesso das cooperativas à inovação
- Coreia do Sul promulga primeira lei nacional de inteligência artificial do mundo
- Janeiro impulsiona mercado digital com volume de transações 24% acima da média anual, aponta Hotmart
A outorga mínima estipulada é de R$ 500 milhões. Com a entrada em operação do novo terminal, a capacidade anual de movimentação do Porto de Santos deverá alcançar 9 milhões de contêineres.
Além do projeto em Santos, o Ministério de Portos e Aeroportos prevê, até 2026, a realização de outros 39 leilões no setor, além da concessão de 21 aeroportos, 18 portos e uma hidrovia.
Foto: Michael Descharles

