A AgRural revisou para cima as estimativas de produção de soja e milho do Brasil na safra 2025/26, refletindo o bom desempenho das lavouras e o ritmo acelerado da colheita em importantes regiões produtoras do país.
Segundo a consultoria, a produção de soja deve alcançar 181 milhões de toneladas, alta de cerca de 600 mil toneladas em relação à projeção anterior.
O ajuste considera o avanço satisfatório dos trabalhos de campo e condições climáticas favoráveis em áreas-chave.
Leia mais:
- Nômade digital: o que está por trás desse estilo de vida e quais caminhos tornam ele viável
- Oscar 2026 divulga indicados; brasileiro O agente secreto concorre a melhor filme
- OpenClaw: agente de IA que executa tarefas de forma autônoma levanta alertas de segurança
- Oracle planeja captar até US$ 50 bilhões para ampliar infraestrutura de nuvem em 2026
- COP30 consolida cooperativismo paraense como referência em soluções climáticas e desenvolvimento sustentável
O monitoramento da colheita indica que 4,9% da área cultivada com soja no Brasil já havia sido colhida até a última quinta-feira, avanço significativo frente aos 2% registrados na semana anterior. No mesmo período do ano passado, o índice era de 3,9%.
Os trabalhos seguem em bom ritmo em Mato Grosso, principal produtor nacional, e ganharam velocidade no Paraná. A colheita também avança ou começa a ganhar tração em outros estados, segundo a AgRural.
Para o milho, a consultoria também revisou para cima a estimativa da produção total brasileira na safra 2025/26, considerando as três safras do cereal. A nova projeção é de 136,6 milhões de toneladas, acima dos 136 milhões estimados em dezembro.
O ajuste reflete expectativas mais positivas para o desempenho das lavouras, em um cenário de monitoramento contínuo das condições climáticas e do andamento do plantio e da colheita nas diferentes regiões produtoras.
Foto:Freepik

