• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Redes sociais concentram maioria dos golpes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Golpes digitais

Redes sociais concentram maioria dos golpes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa

  • Victor Nabeiro
  • 6 de fevereiro de 2026

As redes sociais foram o principal ambiente para a disseminação de golpes digitais no Brasil em 2025. Levantamento da Serasa Experian, divulgado nesta sexta-feira (6), mostra que 78% dos anúncios, perfis e páginas falsas identificados no país estavam concentrados nessas plataformas ao longo do ano.

De acordo com o estudo, foram mapeadas 37,8 mil tentativas de fraude digital em 2025, com uma média mensal entre três mil e quatro mil ameaças.

Leia mais:

  • IA 24h online: como instalar o OpenClaw de forma simples e barata
  • Avanço da IA pode criar risco de “PIB fantasma” e pressionar consumo, alertam analistas
  • Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados
  • Governo eleva imposto de importação de mais de 1.200 produtos e mira indústria nacional
  • Câmara aprova incentivo a data centers e Brasil busca espaço na corrida da IA

Apesar do volume elevado, o monitoramento contínuo permitiu a remoção de 98% dos conteúdos irregulares. O tempo médio entre a identificação do golpe e a retirada do ar foi de aproximadamente quatro dias.

Entre os tipos de ameaça identificados, os anúncios fraudulentos responderam por 56% dos casos, seguidos por perfis falsos, que representaram 32% do total. Esses perfis são utilizados como isca para atrair usuários e direcioná-los a formulários, páginas ou aplicativos maliciosos que simulam empresas conhecidas.

Segundo a Serasa Experian, a estrutura das redes sociais facilita a rápida disseminação de conteúdos enganosos, além de permitir que golpistas recriem anúncios e contas com pequenas alterações visuais ou textuais para driblar sistemas de detecção e confundir os usuários.

O estudo alerta os consumidores para redobrar a atenção diante de ofertas com preços muito abaixo do mercado ou mensagens que criam senso de urgência, como anúncios que sugerem escassez de tempo ou de produtos.

Para as empresas, a recomendação é manter o monitoramento permanente das redes sociais e estabelecer protocolos ágeis para solicitar a remoção de conteúdos falsos que utilizem indevidamente suas marcas.

(Matéria baseada em informações da CNN Brasil.)

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre tecnologia, inovação e tendências digitais que estão transformando negócios e carreiras. Saiba mais sobre soluções inteligentes, novas ferramentas e avanços que impactam o mercado.

Avatar photo

Victor Nabeiro

Foto: Freepik

Post navigation

  • Previous Post Guilherme Mello afirma que estabilização da dívida pública depende da política monetária
  • Next Post Galípolo afirma que normalização das políticas fiscal e monetária exigirá reformas sucessivas

Related Posts

IA 24h online: como instalar o OpenClaw de forma simples e barata

  • Victor Nabeiro
  • 26 de fevereiro de 2026

Você já teve uma ideia para criar um bot, uma automação ou um agente de IA, mas travou logo no início porque o setup técnico parecia complicado demais? O processo costuma ser conhecido: contratar um servidor e gastar horas, ou

Continue lendo
Robo deitado em um campo aberto com dinheiro ao redor

Avanço da IA pode criar risco de “PIB fantasma” e pressionar consumo, alertam analistas

  • Donizete Barroso
  • 26 de fevereiro de 2026

O debate sobre inteligência artificial já ultrapassa a discussão sobre bolha tecnológica. Um novo alerta vindo do mercado financeiro aponta para um possível efeito estrutural na economia: a criação de um chamado “PIB fantasma”. Nas economias modernas, o consumo das

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • IA 24h online: como instalar o OpenClaw de forma simples e barata
  • Avanço da IA pode criar risco de “PIB fantasma” e pressionar consumo, alertam analistas
  • Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados
Banner comercial, quer gastar menos e oferecer mais?

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025