A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) instalou, na tarde de quarta-feira (5/11), a Frente Parlamentar de Fomento ao Cooperativismo, conforme o Decreto Administrativo nº 4.107, de 22 de setembro de 2025. A criação do grupo foi proposta e será coordenada pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL).
O objetivo da frente é articular políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável, promovam a inclusão produtiva e impulsionem a geração de emprego e renda em todo o estado.
“Por meio das cooperativas, podemos promover a inclusão produtiva como instrumento de desenvolvimento econômico e social no Estado”, afirmou o parlamentar.
Durante a cerimônia de instalação, Eduardo Prado destacou que a nova frente parlamentar vai oferecer suporte legislativo para ampliar o alcance e a competitividade das cooperativas de crédito, habitação e saúde, entre outras.
“Essa iniciativa vai incentivar políticas públicas para fortalecer instituições que fazem a diferença aqui em Goiás”, afirmou.
O deputado também ressaltou que os princípios cooperativistas, como autogestão, solidariedade, adesão voluntária, gestão democrática, participação econômica e intercooperação, devem ser referência para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Durante o pronunciamento, Prado citou exemplos de cooperativas consolidadas em Goiás, como a Unimed Goiânia, o Sistema Sicredi, o Sicoob e o Sistema OCB/GO, destacando o papel dessas instituições na geração de emprego, no estímulo à economia local e na oferta de serviços essenciais.
“O cooperativismo é sinônimo de desenvolvimento regional e inclusão produtiva. Ele promove justiça econômica, fortalece comunidades e democratiza o acesso a oportunidades”, declarou.
A Frente Parlamentar de Fomento ao Cooperativismo é composta pelos seguintes deputados estaduais:
Delegado Eduardo Prado (PL); Dra. Zeli (UB); Bia de Lima (PT); Vivian Naves (PP); Ricardo Quirino (Republicanos); Lineu Olímpio (MDB); Clécio Alves (Republicanos); Léo Portilho (Podemos); Issy Quinan (MDB); Rosângela Rezende (Agir); Julio Pina (Solidariedade); Wagner Camargo Neto (Solidariedade); Coronel Adailton (Solidariedade) e Dr. George Morais (PDT).
Com a instalação da frente, a Alego reforça o compromisso de fortalecer o cooperativismo como instrumento estratégico de desenvolvimento regional, com foco em inclusão social, geração de renda e equilíbrio econômico em todas as regiões de Goiás.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

