Saúde, produção, varejo, finanças, agricultura, educação, trabalho e inúmeras outros setores da sociedade são movidas pelo cooperativismo. Trata-se de uma forma de atuação focada no ser humano e apoiada em determinados valores, tais como consciência social e sustentável. Hoje, são mais de um bilhão de associados em cooperativas pelo mundo.
Afinal, o que é cooperativismo?
O cooperativismo consiste, basicamente, em uma colaboração entre pessoas com interesses em comum. Quando elas se juntam, conseguem vantagens trabalhistas que dificilmente conseguiriam sozinhas. E isso teve início em 1844, em Rochdale, uma cidade no interior da Inglaterra. Na época, 27 homens e uma mulher montaram um armazém, pelo qual adquiriam alimentos em grandes quantidades para poder comprar por um preço menor.
Já no Brasil, a cultura cooperativista começou a ganhar força no fim do século XIX, em Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses estados, o ramo de cooperativa de serviços teve um enorme desenvolvimento.
A data
Para celebrar esse sistema, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo no primeiro sábado do mês de julho. A data é dedicada à confraternização de todos que participam, de alguma forma, de atividades cooperativistas. Foi celebrada pela primeira vez em 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), porém, só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.
No Brasil, a data é chamada de ‘Dia C’ e acabou se tornando um movimento nacional de solidariedade cooperativista desde 2009.
Princípios do cooperativismo
Para guiar os cooperativistas em geral, foram definidos sete princípios do cooperativismo. São os mesmos desde a fundação da primeira cooperativa da história, que citamos anteriormente. Confira quais são:
- Adesão livre e voluntária;
- Gestão democrática;
- Participação econômica;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Curiosidades
- As cooperativas geram cerca de 10% de todos os postos de trabalho do mundo
Uma pesquisa feita pela ACI, em 2019, indica que as cooperativas são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas.
- Entre as 300 maiores cooperativas mundiais, seis são brasileiras
Em 2020, a World Cooperative Monitor divulgou o relatório Exploring the Cooperative Economy. Até então, seis cooperativas do Brasil figuravam na classificação das 300 maiores do mundo em volume de negócios per capita.
- Mais de 100 países praticam o cooperativismo
Dados da também ACI indicam que existem mais de 2,6 milhões de cooperativas distribuídas em 100 países. Assim, ultrapassa um bilhão de pessoas associadas. Uma a cada sete pessoas no mundo entende o que é trabalhar por cooperativa.