O Google vai lançar no Brasil, nas próximas semanas, o “Modo IA”, nova aba de buscas que insere inteligência artificial generativa diretamente no buscador.
A proposta é oferecer respostas completas e personalizadas, em vez de apenas listar links, como ocorre na versão tradicional.
O Modo IA utiliza o modelo Gemini 2.5 para analisar informações disponíveis na internet e gerar um resumo detalhado para a consulta feita pelo usuário. Além do texto produzido por IA, a ferramenta exibe links de referência para quem quiser aprofundar a pesquisa.
O funcionamento é semelhante ao de chatbots como Gemini e ChatGPT, permitindo inclusive continuidade na interação. Por exemplo, após perguntar sobre os melhores lugares para visitar no Rio de Janeiro, é possível fazer uma nova solicitação sobre praias, e a plataforma ajusta a resposta de acordo com o contexto.
Em testes recentes nos Estados Unidos, a versão premium do recurso chegou a incluir funções mais avançadas, como sugerir restaurantes e realizar reservas a pedido do usuário. Essa modalidade, no entanto, está restrita ao plano Google AI Ultra e ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.
Atualmente, o Modo IA funciona nos Estados Unidos, Reino Unido e Índia. No Brasil, o lançamento foi confirmado pela empresa, mas sem detalhes sobre data exata ou se haverá restrições de acesso gratuito.
Nos testes internacionais, a versão inicial foi liberada apenas para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra. Ainda não há confirmação se o modelo de acesso será o mesmo no mercado brasileiro.
De acordo com o Google, o recurso se baseia em conteúdos de alta qualidade da web para gerar respostas, mas a empresa admite que, por ser uma tecnologia em estágio inicial, nem sempre o resultado é totalmente preciso. Usuários são incentivados a verificar as informações e enviar feedbacks para aprimorar a ferramenta.
O novo modo não substitui a aba “Todos”, que continua sendo o padrão do buscador, reunindo links, notícias, imagens e outros resultados. O Modo IA é opcional e funcionará como alternativa para quem busca respostas mais detalhadas e contextualizadas.
Foto: Pawel Czerwinski/ Unsplash

