• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Governo muda regras do BPC e garante manutenção do benefício em caso de variação de renda
Palacio do Planalto

Governo muda regras do BPC e garante manutenção do benefício em caso de variação de renda

  • Donizete Barroso
  • 20 de outubro de 2025

O governo federal atualizou as regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que agora poderá ser mantido mesmo em caso de mudança na renda familiar.

A medida foi publicada em portaria conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O benefício é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência cuja renda per capita familiar seja igual ou inferior a 25% do salário mínimo.

Com a nova regra, a análise da renda poderá considerar o valor do último mês ou a média dos últimos 12 meses e, caso um dos cálculos se mantenha dentro do limite, o pagamento do benefício não será interrompido.

Outra mudança importante é a automação do auxílio-inclusão, destinado a pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho.

Agora, o INSS fará a conversão automática do BPC em auxílio-inclusão quando o beneficiário passar a receber remuneração de até dois salários mínimos, sem necessidade de novo requerimento.

Segundo o MDS, a medida busca estimular a inclusão produtiva e facilitar a transição para o trabalho formal, garantindo estabilidade e continuidade da assistência.

A portaria também atualiza procedimentos administrativos. Os requerentes terão 30 dias para apresentar documentos ou cumprir exigências após o pedido do benefício. Se o prazo for ultrapassado, o processo será considerado desistente, sendo necessário iniciar uma nova solicitação.

A definição de renda familiar segue a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), mas com exclusões específicas, como:

  • Bolsas de estágio supervisionado e contratos de aprendizagem;
  • Auxílios temporários ou indenizações por desastres ambientais;
  • BPC recebido por outro membro da família;
  • Benefício previdenciário de até um salário mínimo para idosos ou pessoas com deficiência (limitado a um por membro);
  • Auxílio-inclusão e remuneração vinculada, quando usados para manter o BPC de outro familiar.

Já rendas informais declaradas no CadÚnico e outros benefícios da Seguridade Social deverão ser incluídos na avaliação.

O MDS reforça que gastos contínuos e comprovados com saúde, quando não cobertos pelo SUS ou SUAS, poderão ser deduzidos da renda familiar. A medida busca garantir que despesas essenciais não prejudiquem o acesso ao benefício.

Com as mudanças, o governo espera dar mais estabilidade financeira às famílias vulneráveis, reduzindo a suspensão indevida de benefícios e incentivando a inclusão produtiva de pessoas com deficiência.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre economia, mercado e cenários financeiros. Acompanhe análises, indicadores e movimentos que influenciam empresas, investimentos e estratégias de crescimento.

Avatar photo

Donizete Barroso

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Post navigation

  • Previous Post Meta permitirá que pais controlem uso de IA por filhos no Instagram
  • Next Post Boletim Focus: mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela quarta semana consecutiva

Related Posts

Meta adia lançamento de IA

Meta adia lançamento de novo modelo de IA após desempenho abaixo de concorrentes

  • Victor Nabeiro
  • 13 de março de 2026

A Meta decidiu adiar o lançamento de seu próximo modelo de inteligência artificial, conhecido internamente como “Avocado”, após testes indicarem desempenho inferior ao de sistemas rivais desenvolvidos por empresas como Google, OpenAI e Anthropic. Segundo pessoas familiarizadas com o assunto

Continue lendo
Exportações Brasileiras para os EUA

Exportações brasileiras para os EUA recuam 23% no primeiro bimestre de 2026

  • Donizete Barroso
  • 13 de março de 2026

As exportações brasileiras para os Estados Unidos registraram queda de 23,2% no primeiro bimestre de 2026, totalizando US$ 4,9 bilhões, segundo dados do Monitor do Comércio Brasil–EUA, divulgado pela Amcham Brasil. O recuo representa uma redução de aproximadamente US$ 812

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Meta adia lançamento de novo modelo de IA após desempenho abaixo de concorrentes
  • Exportações brasileiras para os EUA recuam 23% no primeiro bimestre de 2026
  • Juventude global amplia horizontes do cooperativismo além das fronteiras
Banner comercial, quer gastar menos e oferecer mais?

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26