• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home IBC-Br recua em junho, mas 2º trimestre fecha em alta de 0,3%
IBC-Br recua em junho, mas 2º trimestre fecha em alta de 0,3%

IBC-Br recua em junho, mas 2º trimestre fecha em alta de 0,3%

  • Donizete Barroso
  • 18 de agosto de 2025

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um termômetro do PIB, voltou a cair em junho e registrou retração de 0,1% frente a maio, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (18).

O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Reuters, que projetavam ligeira alta de 0,05%. Mesmo com o desempenho negativo em maio e junho, o índice fechou o segundo trimestre em terreno positivo, com crescimento de 0,3% na comparação com os três meses anteriores.

O PIB oficial será divulgado pelo IBGE em 2 de setembro. A abertura dos dados mostra que a agropecuária puxou o resultado para baixo em junho, com queda de 2,3%, acumulando retração de 3,1% no trimestre.

A indústria recuou 0,1% no mês, enquanto os serviços avançaram 0,1%. No trimestre, os setores tiveram resultados de 0,1% e 0,7%, respectivamente.

Sem considerar a agropecuária, o indicador mostrou avanço de 0,1% em junho e de 0,4% no segundo trimestre. Na comparação anual, o IBC-Br subiu 1,4% em junho, acumulando alta de 3,9% em 12 meses.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre economia, mercado e cenários financeiros. Acompanhe análises, indicadores e movimentos que influenciam empresas, investimentos e estratégias de crescimento.

O desempenho ocorre em meio à política monetária restritiva do Banco Central, que manteve a Selic em 15% ao ano no fim de julho e sinalizou estabilidade prolongada da taxa. A combinação de crédito caro e desaquecimento tende a limitar o ritmo da economia, embora o mercado de trabalho siga resiliente.

Outro fator de pressão é o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a partir de agosto, com sobretaxas de até 50% sobre produtos que representam mais de um terço das exportações brasileiras para o país, como carne, café, frutas e calçados.

Na pesquisa Focus desta semana, o mercado projetou crescimento de 2,21% para o PIB em 2025 e de 1,87% em 2026. O resultado oficial do segundo trimestre será chave para confirmar o ritmo da atividade no período prévio às novas tarifas norte-americanas.

Avatar photo

Donizete Barroso

Post navigation

  • Previous Post Oracle e Google fecham parceria para levar Gemini à nuvem corporativa
  • Next Post dLocal lança SmartPix para agilizar pagamentos com Pix em compras online

Related Posts

Meta adia lançamento de IA

Meta adia lançamento de novo modelo de IA após desempenho abaixo de concorrentes

  • Victor Nabeiro
  • 13 de março de 2026

A Meta decidiu adiar o lançamento de seu próximo modelo de inteligência artificial, conhecido internamente como “Avocado”, após testes indicarem desempenho inferior ao de sistemas rivais desenvolvidos por empresas como Google, OpenAI e Anthropic. Segundo pessoas familiarizadas com o assunto

Continue lendo
Exportações Brasileiras para os EUA

Exportações brasileiras para os EUA recuam 23% no primeiro bimestre de 2026

  • Donizete Barroso
  • 13 de março de 2026

As exportações brasileiras para os Estados Unidos registraram queda de 23,2% no primeiro bimestre de 2026, totalizando US$ 4,9 bilhões, segundo dados do Monitor do Comércio Brasil–EUA, divulgado pela Amcham Brasil. O recuo representa uma redução de aproximadamente US$ 812

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Meta adia lançamento de novo modelo de IA após desempenho abaixo de concorrentes
  • Exportações brasileiras para os EUA recuam 23% no primeiro bimestre de 2026
  • Juventude global amplia horizontes do cooperativismo além das fronteiras
Banner comercial, gastando muito contratando errado.

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26