• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home IBC-Br recua em junho, mas 2º trimestre fecha em alta de 0,3%
IBC-Br recua em junho, mas 2º trimestre fecha em alta de 0,3%

IBC-Br recua em junho, mas 2º trimestre fecha em alta de 0,3%

  • Donizete Barroso
  • 18 de agosto de 2025

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um termômetro do PIB, voltou a cair em junho e registrou retração de 0,1% frente a maio, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (18).

O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela Reuters, que projetavam ligeira alta de 0,05%. Mesmo com o desempenho negativo em maio e junho, o índice fechou o segundo trimestre em terreno positivo, com crescimento de 0,3% na comparação com os três meses anteriores.

O PIB oficial será divulgado pelo IBGE em 2 de setembro. A abertura dos dados mostra que a agropecuária puxou o resultado para baixo em junho, com queda de 2,3%, acumulando retração de 3,1% no trimestre.

A indústria recuou 0,1% no mês, enquanto os serviços avançaram 0,1%. No trimestre, os setores tiveram resultados de 0,1% e 0,7%, respectivamente.

Sem considerar a agropecuária, o indicador mostrou avanço de 0,1% em junho e de 0,4% no segundo trimestre. Na comparação anual, o IBC-Br subiu 1,4% em junho, acumulando alta de 3,9% em 12 meses.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre economia, mercado e cenários financeiros. Acompanhe análises, indicadores e movimentos que influenciam empresas, investimentos e estratégias de crescimento.

O desempenho ocorre em meio à política monetária restritiva do Banco Central, que manteve a Selic em 15% ao ano no fim de julho e sinalizou estabilidade prolongada da taxa. A combinação de crédito caro e desaquecimento tende a limitar o ritmo da economia, embora o mercado de trabalho siga resiliente.

Outro fator de pressão é o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a partir de agosto, com sobretaxas de até 50% sobre produtos que representam mais de um terço das exportações brasileiras para o país, como carne, café, frutas e calçados.

Na pesquisa Focus desta semana, o mercado projetou crescimento de 2,21% para o PIB em 2025 e de 1,87% em 2026. O resultado oficial do segundo trimestre será chave para confirmar o ritmo da atividade no período prévio às novas tarifas norte-americanas.

Avatar photo

Donizete Barroso

Post navigation

  • Previous Post Oracle e Google fecham parceria para levar Gemini à nuvem corporativa
  • Next Post dLocal lança SmartPix para agilizar pagamentos com Pix em compras online

Related Posts

Pingo IA

Pingo AI: aplicativo usa inteligência artificial para treinar conversação e facilitar o aprendizado de idiomas

  • Victor Nabeiro
  • 4 de dezembro de 2025

Aprender um novo idioma costuma ser um desafio, mas ferramentas baseadas em inteligência artificial têm tornado o processo mais acessível. Entre elas está o Pingo AI, aplicativo que utiliza IA generativa para simular diálogos e ajudar usuários a desenvolver fluência

Continue lendo
Cresce o PIB no Brasil

PIB do Brasil desacelera e cresce 0,1% no terceiro trimestre, mostra IBGE

  • Donizete Barroso
  • 4 de dezembro de 2025

A economia brasileira perdeu ritmo no terceiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,1% em relação ao trimestre anterior, após ter registrado alta de 0,4% no período anterior. O resultado ficou

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Pingo AI: aplicativo usa inteligência artificial para treinar conversação e facilitar o aprendizado de idiomas
  • PIB do Brasil desacelera e cresce 0,1% no terceiro trimestre, mostra IBGE
  • Coamo antecipa R$ 200 milhões em sobras aos cooperados; Credicoamo credita mais R$ 63 milhões
Banner comercial, gastando muito contratando errado.

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025