O uso da inteligência artificial (IA) se tornou parte do cotidiano do consumidor brasileiro nas compras online. Um levantamento da Bain & Company revela que 58% dos usuários recorrem à tecnologia para comparar preços, produtos, vendedores e sites antes de finalizar uma compra.
Além disso, 52% dos entrevistados afirmaram usar a IA para pesquisar produtos por fotos e imagens, prática que ajuda a identificar opções similares e melhores ofertas.
“A pesquisa revelou que os consumidores enxergam valor no uso de IA em todas as etapas da jornada de compra, desde a busca de produtos até o pós-venda”, afirmou Gabriele Zuccarelli, sócio e líder da prática de varejo na Bain América do Sul.
Os consumidores também têm recorrido à IA no pós-venda, buscando instruções de uso, recomendações adicionais e suporte técnico. Segundo o estudo, o uso não se restringe ao ato da compra,ele se estende a toda a experiência do cliente com o produto.
Outro destaque é o interesse crescente em assistentes virtuais de compras. Os itens mais citados para aquisição por meio dessas plataformas são:
- Eletrodomésticos e eletrônicos (66%)
- Casa e decoração (63%)
- Beleza e cuidados pessoais (63%)
A pesquisa também mostra que os brasileiros preferem interagir com IAs já integradas a ferramentas cotidianas. Cerca de 49% dos consumidores disseram optar por sistemas que já utilizam, pela praticidade e personalização das recomendações.
Outros 44% destacaram as vantagens das IAs integradas aos navegadores, que consolidam informações de diferentes sites e estão disponíveis durante toda a jornada de compra. Já 40% mencionaram os assistentes internos de sites e aplicativos de marcas, enquanto 39% destacaram as IAs integradas a marketplaces.
O levantamento confirma a tendência de integração entre tecnologia e consumo digital, em um cenário onde a inteligência artificial se torna peça central na tomada de decisão do comprador, tanto antes quanto depois da compra.

