O número de empresas do agronegócio brasileiro que atuam no mercado internacional cresceu 60,8% nos últimos dez anos.
Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o total de CNPJs exportadores passou de 1.440 em 2015 para 2.316 em 2025.
O avanço acompanha a expansão da produção agropecuária e o desempenho das exportações do setor, que vêm registrando resultados expressivos nos últimos anos.
Leia mais:
- Organizações cooperativas: o que são, como funcionam
- Cooperativa paga imposto? Entenda como funciona a tributação e o IR de cooperados
- RH de cooperativas, contabilidade para cooperativas e o crescimento da cooperativa freelancer
- Número de exportadores do agro cresce 60% em uma década e amplia participação de pequenos negócios
- OpenAI propõe fundo público e novas políticas para lidar com impactos da inteligência artificial
O aumento indica uma ampliação da base exportadora, com mais empresas acessando o comércio exterior.
No total, o Brasil encerrou 2025 com 29.818 empresas exportadoras, o maior número já registrado na série histórica.

O levantamento mostra uma mudança no perfil dos exportadores. Micro e pequenas empresas já representam 61% dos participantes no comércio internacional do agronegócio.
Essa presença ocorre tanto de forma direta quanto por meio de estruturas de apoio, como cooperativas, tradings e associações, que contribuem para viabilizar o acesso a mercados externos.
Essas organizações permitem ganho de escala, padronização da produção e atendimento a exigências sanitárias e logísticas, fatores essenciais para a exportação.
Especialistas apontam que o avanço tecnológico no campo, aliado à maior organização dos produtores e ao suporte institucional, tem contribuído para a inserção de empresas de menor porte no comércio exterior.
O resultado é um agronegócio com maior diversificação e distribuição entre diferentes perfis de produtores, com crescimento das exportações não concentrado apenas em grandes grupos.
Foto: Freepik

