• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home OCB/AM firma parceria com CBA para fortalecer bioeconomia e cooperativas no Amazonas
Amazonas

OCB/AM firma parceria com CBA para fortalecer bioeconomia e cooperativas no Amazonas

  • Marlon Barcelos
  • 8 de abril de 2026

O Sistema OCB/AM firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), gerido pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), com foco no desenvolvimento sustentável e na inovação no cooperativismo do estado.

A parceria prevê atuação conjunta em projetos ligados à bioeconomia, com ênfase no uso sustentável da biodiversidade amazônica e no fortalecimento das cadeias produtivas locais.

Leia mais:

  • Anthropic lança modelo de IA voltado à identificação de vulnerabilidades em sistemas
  • Samsung projeta lucro até oito vezes maior no 1º trimestre com alta na demanda por chips de IA
  • OCB/AM firma parceria com CBA para fortalecer bioeconomia e cooperativas no Amazonas
  • Organizações cooperativas: o que são, como funcionam
  • Cooperativa paga imposto? Entenda como funciona a tributação e o IR de cooperados

Entre as ações estão visitas técnicas, desenvolvimento de projetos piloto com cooperativas, integração ao Hub de Inovação do CBA, incluindo uso de espaços de coworking, e a promoção de conexões institucionais com agentes estratégicos.

O acordo também contempla iniciativas específicas, como o apoio à recuperação da indústria de abacaxi de Novo Remanso e a estruturação de projetos com potencial de acesso a crédito e financiamento.

Além disso, está prevista a participação conjunta em agendas estratégicas, como o ConectaCoop.

O diretor-geral do CBA destacou o objetivo da parceria. “Estamos focados na agregação de valor e no fortalecimento das cadeias produtivas para gerar emprego, renda e qualidade de vida no Amazonas. A bioeconomia precisa deixar de ser potencial e se tornar realidade”, afirmou.

Representantes do setor produtivo também participaram das discussões. Antônio Carlos, da AGROFRUT de Urucará, apontou a necessidade de avançar na agregação de valor do guaraná.

Já Everton Rebelo, da Embrapa, ressaltou o papel do ConectaCoop e do CBA como ambientes estratégicos para enfrentar desafios das cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, destacou a importância da articulação entre instituições. “O ConectaCoop é um espaço estratégico de integração. Já avançamos com parcerias importantes e definimos ações concretas, como o fortalecimento da produção de abacaxi em Novo Remanso”, afirmou.

O acordo tem vigência inicial de 24 meses e busca ampliar a qualificação, a modernização e o fortalecimento das cooperativas, com foco na geração de renda, inclusão socioeconômica e desenvolvimento sustentável no Amazonas.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Foto: Freepik

Post navigation

  • Previous Post Organizações cooperativas: o que são, como funcionam
  • Next Post Samsung projeta lucro até oito vezes maior no 1º trimestre com alta na demanda por chips de IA

Related Posts

Anthropic lança modelo de IA

Anthropic lança modelo de IA voltado à identificação de vulnerabilidades em sistemas

  • Victor Nabeiro
  • 8 de abril de 2026

A Anthropic anunciou o desenvolvimento do Project Glasswing, um novo modelo de inteligência artificial voltado à cibersegurança. A iniciativa conta com a participação de empresas como Nvidia, Google, Amazon Web Services, Apple e Microsoft, além de outras organizações do setor.

Continue lendo
Chip da samsung feito por IA

Samsung projeta lucro até oito vezes maior no 1º trimestre com alta na demanda por chips de IA

  • Donizete Barroso
  • 8 de abril de 2026

A Samsung Electronics estima um crescimento expressivo em seus resultados no primeiro trimestre, melhorado pela demanda por infraestrutura de inteligência artificial. A empresa projetou lucro operacional de 57,2 trilhões de wons (US$ 37,92 bilhões) entre janeiro e março, superando as

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Anthropic lança modelo de IA voltado à identificação de vulnerabilidades em sistemas
  • Samsung projeta lucro até oito vezes maior no 1º trimestre com alta na demanda por chips de IA
  • OCB/AM firma parceria com CBA para fortalecer bioeconomia e cooperativas no Amazonas
Profissionais de Tecnologia

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26