De maneira geral, o cooperativismo é uma organização socioeconômica que visa reunir pessoas com interesses comuns para promover o desenvolvimento coletivo. Mas a questão que não quer calar é: você sabe onde surgiu esse método de organização?
Através de um contexto histórico bastante específico, o cooperativismo ganhou forma. Entender suas origens pode ajudar a compreender melhor a importância do trabalho cooperativo e seus princípios.
Por isso, a Corporis Brasil fez questão de explicar a origem da organização e seus benefícios. Confira!
O que é cooperativismo?
Antes de entender onde surgiu o cooperativismo e suas vertentes, como o trabalho cooperativo, é necessário entender o significado da organização.
De modo geral, o cooperativismo é um modelo de organização socioeconômica baseado na cooperação entre indivíduos ou grupos com interesses comuns. A fim de promover o desenvolvimento coletivo por meio da união e da colaboração entre seus membros, o cooperativismo trabalha para suprir suas necessidades e alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e justa.
A Cooperativa pode ser aplicada e formada em diversas áreas, como, por exemplo:
- Agricultura;
- Comércio;
- Saúde;
- Educação.
Onde surgiu o cooperativismo?
O cooperativismo surgiu na Europa, no início do século XIX, em um contexto de mudanças econômicas, sociais e políticas, como o próprio conceito já sugere. Na época, muitas pessoas trabalhavam em condições precárias tanto nas fábricas quanto na agricultura, e enfrentavam dificuldades para acessar produtos e serviços básicos, como crédito, assistência médica e educação.
Diante do cenário caótico, surgiram as primeiras cooperativas, que tinham como objetivo reunir trabalhadores e produtores em grupos organizados para suprir suas necessidades coletivas. A primeira cooperativa registrada oficialmente foi a “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”, fundada em 1844, na cidade de Rochdale, no norte da Inglaterra.
Depois disso, a organização se espalhou pelo mundo, criando cooperativas em diversas áreas, como a cooperativa de serviço e a cooperativa de trabalho. Há mais de milhões de cooperativas espalhadas pelo mundo, sendo que 7 estão presentes só no Brasil.
Vantagens do cooperativismo?
A expansão do cooperativismo na sociedade não aconteceu à toa, pois a organização proporciona diversos benefícios tanto para os membros da comunidade quanto para a sociedade. Veja quais vantagens são essas:
- Melhoria nas condições de trabalho;
- Acesso a serviços e produtos de qualidade;
- Autonomia e independência;
- Gestão democrática;
- Fortalecimento da economia;
- Distribuição equitativa dos resultados;
- Responsabilidade social.
Aqui em nosso Blog, você pode saber ainda mais sobre o que significa cooperativismo, suas vertentes e seus benefícios!