A Oracle e o Google anunciaram, nesta quinta-feira (14), uma parceria para disponibilizar os modelos de inteligência artificial (IA) do Gemini nos serviços de nuvem da empresa de Larry Ellison, atualmente a segunda pessoa mais rica do mundo.
Com o acordo, empresas e desenvolvedores que utilizam soluções da Oracle poderão acessar o Gemini para criar textos, imagens, vídeos e áudio diretamente pelos produtos da gigante de computação em nuvem. O recurso estará disponível para aplicações corporativas em áreas como finanças, recursos humanos e supply chain.
O acesso será feito pelo sistema de créditos da Oracle Cloud, sem que os detalhes financeiros do contrato tenham sido divulgados.
Diferente de outras empresas de tecnologia, como Microsoft e Google, a Oracle optou por não desenvolver um modelo próprio de IA universal, oferecendo, em vez disso, diferentes opções de modelos de linguagem de outras companhias a seus clientes.
Além do Google, a empresa mantém parcerias com a xAI e a Meta para disponibilizar os modelos Grok e Llama, respectivamente.
A parceria amplia a disputa no mercado de cloud computing e inteligência artificial. Na última semana, a Amazon anunciou que a AWS receberá modelos da OpenAI, rompendo a exclusividade que a criadora do ChatGPT mantinha com a Microsoft.
A Oracle também é parceira da OpenAI. As duas empresas integram o Stargate, joint venture que inclui a Softbank e prevê investimentos de mais de US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos Estados Unidos. Em julho, as companhias anunciaram a expansão em 4,5 gigawatts da capacidade elétrica de data centers como parte do projeto.
Foto: Alex Dudar/Unsplash
