• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home PEC da Reciclagem fortalece cooperativas e impulsiona economia circular
PEC da Reciclagem fortalece cooperativas e impulsiona economia circular

PEC da Reciclagem fortalece cooperativas e impulsiona economia circular

  • Marlon Barcelos
  • 19 de setembro de 2025

A Proposta de Emenda à Constituição nº 34/2025, conhecida como PEC da Reciclagem, representa um avanço estratégico para o fortalecimento da economia circular no Brasil.

De autoria do deputado federal Arnaldo Jardim (SP), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o texto estabelece um regime fiscal favorável para operações com resíduos e materiais reciclados, corrigindo distorções trazidas pela Reforma Tributária.

O objetivo central da proposta é garantir que os insumos reciclados tenham tratamento tributário mais vantajoso que os insumos virgens, extraídos da natureza. Na prática, a PEC prevê alíquota zero de IBS e CBS para vendedores e crédito integral para compradores de recicláveis.

Para as cooperativas, o impacto é direto: maior acesso a mercados estruturados, incremento de faturamento e valorização do trabalho dos cooperados.

O Sistema OCB ressaltou que a proposta reconhece o valor social, ambiental e econômico dessas organizações, reforçando sua relevância para a transição a um modelo de desenvolvimento sustentável.

Arnaldo Jardim destacou a sintonia entre a iniciativa e os princípios do movimento.
“O cooperativismo tem como uma das diretivas mundiais, definidas pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o compromisso com a sustentabilidade.

E nós, no Brasil, temos uma experiência exemplar de cooperativas de catadores, que lidam com o tema da reciclagem. Estamos falando da economia circular, de reaproveitar produtos, gerar empregos e ter um compromisso ambiental destacado”, disse.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância da proposta para o setor:
“A PEC da Reciclagem é uma medida estratégica para o país e para as cooperativas.

Ela reconhece o valor social do trabalho dos catadores, garante condições mais justas de mercado e coloca o Brasil no caminho de uma economia circular de fato.”

A aprovação deve reduzir desigualdades tributárias, atrair investimentos e dar maior segurança jurídica para toda a cadeia, de catadores autônomos às indústrias de transformação.

Para Cleusimar, presidente da Central Rede Alternativa (DF), o texto é decisivo:
“Se essa PEC for aprovada do jeito que está, será o melhor dos mundos para os catadores. Hoje, somos muito prejudicados pela tributação e, com essa mudança, teremos condições reais de crescer e competir.”

Com 185 assinaturas reunidas, a proposta já tem assegurada sua tramitação na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que, após análise em comissões, siga para votação em plenário.

Experiências de países como Alemanha, Japão e Estados Unidos mostram que regimes tributários diferenciados foram determinantes para ampliar índices de reciclagem e consolidar setores industriais mais sustentáveis. A proposta brasileira se alinha a essa tendência, conectando competitividade econômica com responsabilidade ambiental.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Foto: Sigmund/Unsplash

Post navigation

  • Previous Post Relatório aponta falha no ChatGPT explorada para roubo de dados no Gmail
  • Next Post Empresários do comércio em SP voltam ao pessimismo após três meses de alta

Related Posts

Meta adia lançamento de IA

Meta adia lançamento de novo modelo de IA após desempenho abaixo de concorrentes

  • Victor Nabeiro
  • 13 de março de 2026

A Meta decidiu adiar o lançamento de seu próximo modelo de inteligência artificial, conhecido internamente como “Avocado”, após testes indicarem desempenho inferior ao de sistemas rivais desenvolvidos por empresas como Google, OpenAI e Anthropic. Segundo pessoas familiarizadas com o assunto

Continue lendo
Exportações Brasileiras para os EUA

Exportações brasileiras para os EUA recuam 23% no primeiro bimestre de 2026

  • Donizete Barroso
  • 13 de março de 2026

As exportações brasileiras para os Estados Unidos registraram queda de 23,2% no primeiro bimestre de 2026, totalizando US$ 4,9 bilhões, segundo dados do Monitor do Comércio Brasil–EUA, divulgado pela Amcham Brasil. O recuo representa uma redução de aproximadamente US$ 812

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Meta adia lançamento de novo modelo de IA após desempenho abaixo de concorrentes
  • Exportações brasileiras para os EUA recuam 23% no primeiro bimestre de 2026
  • Juventude global amplia horizontes do cooperativismo além das fronteiras
Banner comercial, gastando muito contratando errado.

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26