• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Pesquisa Datafolha aponta que maioria dos brasileiros não usa IA generativa
Pesquisa Datafolha aponta que maioria dos brasileiros não usa IA generativa

Pesquisa Datafolha aponta que maioria dos brasileiros não usa IA generativa

  • Victor Nabeiro
  • 19 de agosto de 2025

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o Observatório Fundação Itaú revelou que a maior parte dos brasileiros ainda não utiliza ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT e o Midjourney.

O levantamento foi feito entre 7 e 15 de julho com 2.798 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Segundo o estudo, embora 93% dos entrevistados afirmem utilizar inteligência artificial de alguma forma, esse contato ocorre principalmente de maneira passiva, em algoritmos de recomendação de conteúdo.

Quando o tema é a IA generativa, 57% dizem nunca usar ferramentas de geração de texto e 69% nunca utilizaram geradores de imagens.

A pesquisa também mostrou que 75% dos entrevistados percebem a presença da inteligência artificial em seu cotidiano, mas 46% afirmam não saber exatamente o que o termo significa. Para Alan Valadares, coordenador do Observatório Fundação Itaú, os avanços da IA generativa ainda são recentes e exigem um uso mais intencional.

“Tentamos fazer a pesquisa de uma forma mais ampla para entender como a IA está presente na vida das pessoas, ainda que em usos com menos intenção”, explicou.

O impacto no mundo do trabalho também foi avaliado: 49% consideram a tecnologia uma ameaça para os empregos, enquanto 51% não enxergam esse risco.

Já em relação à regulação, a maioria se mostra favorável. Para 77% dos entrevistados, a inteligência artificial pode ser perigosa se não houver regulamentação.

Entre as principais preocupações estão a coleta de dados pessoais sem controle (42%), uso para fins maliciosos, manipulação ou vigilância (36%) e disseminação de notícias falsas (31%).

Avatar photo

Victor Nabeiro

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre tecnologia, inovação e tendências digitais que estão transformando negócios e carreiras. Saiba mais sobre soluções inteligentes, novas ferramentas e avanços que impactam o mercado.

Post navigation

  • Previous Post CNA afirma aos EUA que agro brasileiro preserva recursos naturais e combate ao desmatamento
  • Next Post Cooperativas reforçam protagonismo no Plano ABC+ durante encontro nacional

Related Posts

Pingo IA

Pingo AI: aplicativo usa inteligência artificial para treinar conversação e facilitar o aprendizado de idiomas

  • Victor Nabeiro
  • 4 de dezembro de 2025

Aprender um novo idioma costuma ser um desafio, mas ferramentas baseadas em inteligência artificial têm tornado o processo mais acessível. Entre elas está o Pingo AI, aplicativo que utiliza IA generativa para simular diálogos e ajudar usuários a desenvolver fluência

Continue lendo
Cresce o PIB no Brasil

PIB do Brasil desacelera e cresce 0,1% no terceiro trimestre, mostra IBGE

  • Donizete Barroso
  • 4 de dezembro de 2025

A economia brasileira perdeu ritmo no terceiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,1% em relação ao trimestre anterior, após ter registrado alta de 0,4% no período anterior. O resultado ficou

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Pingo AI: aplicativo usa inteligência artificial para treinar conversação e facilitar o aprendizado de idiomas
  • PIB do Brasil desacelera e cresce 0,1% no terceiro trimestre, mostra IBGE
  • Coamo antecipa R$ 200 milhões em sobras aos cooperados; Credicoamo credita mais R$ 63 milhões

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025