A economia dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avançou 0,4% no segundo trimestre de 2025 em relação aos três meses anteriores, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (27).
O resultado marca uma retomada do ritmo após a expansão tímida de 0,1% registrada entre janeiro e março.
Nos países do G7, grupo das maiores economias avançadas, a trajetória foi semelhante: crescimento de 0,4% no segundo trimestre, contra 0,1% no trimestre anterior.
O destaque ficou para os Estados Unidos, que viraram o sinal da atividade econômica. Depois de uma leve contração de 0,1% no primeiro trimestre, o PIB norte-americano subiu 0,7% entre abril e junho.
A recuperação foi atribuída principalmente à queda de 10,3% nas importações de bens, que impactou positivamente o saldo econômico.
Na comparação com o mesmo período de 2024, o PIB da OCDE registrou alta de 1,7%. O resultado manteve-se estável em relação ao crescimento anual observado no primeiro trimestre.
O relatório da organização indica que, apesar das incertezas no cenário global, o bloco conseguiu recuperar parte do fôlego no segundo trimestre, com impulso tanto das economias desenvolvidas quanto de medidas internas de ajuste.
Foto: Freepik

