Na última sexta-feira (5), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve na Cooperativa Reciclador Solidário, no bairro Ondinhas, em Piracicaba (SP), acompanhada do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT). O objetivo da visita foi ouvir demandas dos catadores e debater políticas públicas para o setor.
A presidente da cooperativa, Maria Helena, relatou dificuldades enfrentadas pela categoria, como a redução do número de caminhões disponibilizados pela prefeitura para o recolhimento de resíduos sólidos. A queda no volume coletado tem impactado diretamente o retorno financeiro dos trabalhadores.
A assistente social Célia Carlim apresentou ao deputado um breve histórico da cooperativa, fundada em 2001, e reforçou a necessidade de apoio para aquisição de novos equipamentos.
Silvia Morales, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e coordena a Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática, destacou que tem atuado junto a diferentes cooperativas da cidade.
“Neste ano já realizamos reuniões com o Reciclador Solidário, a Ecovida e grupos interessados em formar uma nova cooperativa no bairro Mário Dedini. Também visitamos, a convite do deputado Marcolino, a cooperativa ViraLata, em São Paulo, em busca de inspiração para novos projetos e parcerias que fortaleçam as cooperativas locais”, disse a vereadora.
O deputado Marcolino, integrante da Comissão de Meio Ambiente da Alesp, ressaltou que seu mandato tem apresentado propostas em defesa da categoria, como a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (Pepsa), construída a partir das demandas dos catadores.
Além do Reciclador Solidário, representantes da Cooperativa Ecovida, do bairro Santa Rosa, também participaram do encontro. Eles compartilharam o processo de estruturação da entidade e defenderam a importância da união entre cooperativas para ampliar a representatividade e o fortalecimento do setor.
Foto: Freepik

