• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone e Whatsapp: (11) 3900-1256
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NEWS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Projeto de turismo cooperativo avança e prepara cooperativas capixabas para novas oportunidades no setor
Turismo em Espirito Santo

Projeto de turismo cooperativo avança e prepara cooperativas capixabas para novas oportunidades no setor

  • Marlon Barcelos
  • 8 de junho de 2026

O Espírito Santo concluiu mais uma etapa do projeto nacional Turismo Cooperativo, iniciativa voltada à ampliação da participação das cooperativas no setor turístico. Entre os dias 17 e 21 de maio, representantes da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) realizaram visitas técnicas às cooperativas Cafesul, Coopram e Nater Coop para apoiar o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo cooperativo.

A ação integra a fase final do projeto no estado e busca preparar cooperados e colaboradores para identificar oportunidades de negócios, estruturar experiências turísticas e ampliar a atuação das cooperativas em novos mercados.

A Cooptur, reconhecida como a primeira cooperativa de turismo do Brasil, foi escolhida para conduzir essa etapa devido à sua experiência no segmento. A missão contou com a participação do diretor executivo da cooperativa, Márcio Miranda, e da diretora de Turismo, Rafaela Loezer.

Leia mais:

  • Conselheiro da OpenAI alerta para risco de perda de controle sobre sistemas avançados de IA
  • Cooperativas brasileiras levam artesanato nacional a feira internacional em Paris
  • Tecnologia mais cara em 2026: anúncios, IA e WhatsApp aumentam custos para empresas e consumidores
  • Setor veterinário cria cooperativa para compras coletivas de medicamentos e rações
  • Cooperativismo catarinense inicia projeto-piloto de comunicação para ampliar educação política nas cooperativas

Além da capacitação, a cooperativa paranaense também atua no mapeamento de pessoas com potencial para integrar iniciativas voltadas à prestação de serviços turísticos. Atualmente, o Espírito Santo possui uma cooperativa de turismo registrada no Sistema OCB/ES, a Cooptures.

O analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Vinícius Schiavo, acompanhou as visitas e destacou que as cooperativas participantes vêm sendo preparadas para aproveitar novas possibilidades de geração de valor por meio do turismo.

Segundo ele, a proposta não é alterar a atividade principal das cooperativas, mas criar alternativas capazes de fortalecer suas marcas e ampliar as oportunidades para os cooperados. “A ideia não é transformar uma cooperativa agro em uma cooperativa de turismo, e sim diversificar seu mercado e expandir sua marca. A atuação nesse setor pode valorizar ainda mais os cooperados, e as cooperativas estão sendo preparadas para aproveitarem essa oportunidade”, afirmou.

A próxima fase do projeto prevê a definição de uma rota turística para cada um dos destinos cooperativos selecionados pelas cooperativas Cafesul, Coopram e Nater Coop. A expectativa é que esse trabalho seja concluído até setembro.

Criado pelo Sistema OCB Nacional em 2024, o projeto Turismo Cooperativo tem como objetivo incentivar a presença das cooperativas no turismo brasileiro e estimular a formação de novos arranjos produtivos regionais. No Espírito Santo, a Cooptures é responsável pela operação logística das rotas, enquanto as cooperativas participantes atuarão na oferta dos destinos e das experiências turísticas.

A iniciativa busca unir desenvolvimento regional, valorização das comunidades locais e diversificação econômica, ampliando o potencial das cooperativas em um setor que vem ganhando espaço como alternativa de geração de renda e fortalecimento dos territórios.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Marlon Barcelos

Foto: Setur.ES.GOV

Post navigation

  • Previous Post Apple sinaliza acordo com Cade para liberar Pix por aproximação no iPhone
  • Next Post Paraná lança primeira cooperativa científica do Brasil para transformar pesquisa em negócios

Related Posts

Notebook mostrando openai aberto

Conselheiro da OpenAI alerta para risco de perda de controle sobre sistemas avançados de IA

  • Victor Nabeiro
  • 10 de setembro de 2026

O avanço acelerado da inteligência artificial voltou a levantar preocupações dentro da própria OpenAI. Paul Christiano, ex-líder de alinhamento da empresa e novo integrante do conselho de sua fundação sem fins lucrativos, afirmou que o setor ainda não está preparado

Continue lendo
Feira internacional em Paris

Cooperativas brasileiras levam artesanato nacional a feira internacional em Paris

  • Marlon Barcelos
  • 10 de setembro de 2026

O artesanato brasileiro ganha espaço no mercado internacional com a participação de cooperativas, artesãos, associações e empresas na Jornada Exportadora Artesanato 2026. Entre os dias 7 e 10 de setembro, representantes de 14 estados cumprem uma agenda em Paris voltada

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Em alta
  • News
  • Politica
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Conselheiro da OpenAI alerta para risco de perda de controle sobre sistemas avançados de IA
  • Cooperativas brasileiras levam artesanato nacional a feira internacional em Paris
  • Tecnologia mais cara em 2026: anúncios, IA e WhatsApp aumentam custos para empresas e consumidores

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br
Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Avaliações

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26