Quais os princípios do cooperativismo?

Podemos dizer que os princípios do cooperativismo são linhas orientadoras, pelas quais as cooperativas levam à prática os seus valores. Em sua simbologia, são relacionados às cores do arco-íris, que até chegou a ser adotado originariamente como emblema universal do movimento.

A seguir, veja quais são os 7 princípios, designados como “regras de ouro”, para entender o que significa cooperativismo.

1. Adesão livre e voluntária

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas para todas as pessoas que queiram e sejam aptas a usar seus serviços e assumir as responsabilidades como membros. Portanto, não há discriminação social, de gênero, racial, política ou religiosa. O cooperativismo abraça qualquer um. 

2. Gestão democrática

Um segundo ponto é as associações serem democráticas e, assim, controladas pelos próprios cooperados. Eles participam ativamente da formulação das políticas e das tomadas de decisões. Aqueles que são eleitos como representantes pelos outros membros são responsáveis perante estes.

Nas cooperativas de 1º grau, também chamadas de cooperativas singulares, todos têm igual direito de voto: um integrante, um voto; as cooperativas de grau superior, caso da Corporis Brasil, podem funcionar diferentemente, mas continuam sendo organizadas democraticamente.

3. Participação econômica

Os membros contribuem e controlam equitativamente com o capital das suas companhias, o que já é estabelecido no contrato cooperativista. Até porque geralmente o lucro é propriedade comum da cooperativa. Ou seja, os cooperados recebem habitualmente, caso houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão. 

4. Autonomia e independência

Cooperativas organizações autônomas de ajuda mútua. Tanto elas como seus associados agem com autonomia e independência. Se acontecer um acordo com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, é necessário assegurar o controle democrático pelos seus membros e manter a autonomia da cooperativa

5. Educação, formação e informação

É um dos princípios promover a educação e a formação do colaborador cooperado, para que eles possam contribuir para o desenvolvimento das suas associações e é uma das vantagens da cooperativa.

6. Intercooperação

Consiste na cooperação entre as cooperativas visando o fortalecimento do movimento como um todo e dos princípios que estamos citando aqui. Isso pode ocorrer em variados níveis: por estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais; entre cooperativas do mesmo sistema; com cooperativas de sistemas diferentes; e com cooperativas de outros ramos.

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham, também, para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estão, por meio de políticas aprovadas pelos próprios integrantes. Normalmente, são feitos investimentos em projetos que sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.