O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descreveu como “positiva” a videoconferência desta segunda-feira (6) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o norte-americano Donald Trump.
Haddad disse que o Planalto publicará em breve uma nota oficial explicando os resultados e os acordos selados.
“Vai sair uma nota do Palácio sobre o tema, dando os detalhes que foram pactuados. O presidente recomendou a divulgação de uma nota.
Combinamos de que a nota vai ser a expressão. Foi positiva”, afirmou o ministro a jornalistas logo após a reunião.
A conversa virtual ocorre em um momento delicado nas relações bilaterais: dois meses após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA. Desde então, Washington já excluiu da sobretaxa itens como celulose e ferro-níquel.
Esse diálogo surge como tentativa de retomar o canal diplomático após esse episódio. Lula e Trump já haviam tido um breve encontro nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro, ocasião em que foi mencionada uma “química” entre os dois líderes.
Segundo o governo brasileiro, a negociação seguirá com nova fase em outubro: Haddad embarcará a Washington em 13 de outubro para cumprir agendas ligadas ao G20 e intensificar as tratativas com autoridades americanas.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

