O 4º Encontro de Cooperativas das Américas, realizado pela Aliança Cooperativa Internacional das Américas, começou nesta segunda-feira (24) na Cidade do Panamá e marcou o encerramento das celebrações do Ano Internacional das Cooperativas.
O evento reúne representantes de 24 países e conta com a presença de autoridades públicas e lideranças do movimento cooperativista.
A abertura contou com a participação do presidente da ACI Américas, o brasileiro José Alves de Souza Neto; do presidente da ACI mundial, Ariel Guarco; da diretora do Instituto Panamenho de Cooperativas (Ipacoop), Erika Vargas; do ministro de Comércio e Indústria do Panamá, Julio Molto; e dos embaixadores do Chile Paula Ojeda e Alejandro Tonsic, entre outros convidados.
A economia do cuidado foi definida como eixo central das discussões do encontro, tema apresentado como estratégico para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.
Segundo José Alves, o conceito abrange desde a atenção à saúde e ao bem-estar até aspectos relacionados a trabalho digno, inclusão e justiça social.
A abertura terminou com apresentações de grupos folclóricos panamenhos e um coquetel de confraternização. O encontro segue até quinta-feira (27). O Sistema Ocesp participa do evento representado pelo assessor da Diretoria Fernando Ripari Junior.

