• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home STF valida exigência de registro de cooperativas na OCB
Gilmar mendes no STF

STF valida exigência de registro de cooperativas na OCB

  • Marlon Barcelos
  • 20 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que é constitucional a exigência de registro das cooperativas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ou em suas representações estaduais como requisito para inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A análise ocorreu no julgamento do Agravo em Recurso Extraordinário nº 1.280.820/DF, concluído em 8 de agosto no Plenário Virtual da 2ª Turma do STF. O acórdão foi publicado nesta semana e, após o trânsito em julgado, a decisão passará a ter efeito definitivo para todos os ramos do cooperativismo.

O relator, ministro Gilmar Mendes, ressaltou que o artigo 107 da Lei nº 5.764/1971, que determina o registro na OCB, não afronta a liberdade de associação. Para ele, a norma está em consonância com a Constituição Federal, que prevê, no artigo 174, §2º, a responsabilidade do Estado em fomentar e estruturar o cooperativismo.

Segundo o voto, a exigência fortalece a organização e a governança do setor, ampliando a capacidade de interlocução institucional das cooperativas com o poder público e com a sociedade.

A OCB atuou como amicus curiae, apresentando informações sobre a estrutura do cooperativismo brasileiro e reforçando a importância do registro como instrumento de representação legítima. Esses dados foram mencionados no voto do relator, o que reforça o papel da entidade na defesa do modelo cooperativo.

O Sistema OCB acompanha agora o trânsito em julgado da decisão, que a tornará definitiva e de alcance geral. A confirmação consolida a obrigatoriedade do registro e reconhece o papel da OCB como elo institucional do cooperativismo no Brasil.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Post navigation

  • Previous Post Cooperativas reforçam protagonismo no Plano ABC+ durante encontro nacional
  • Next Post Google prepara estreia do “Modo IA” no Brasil

Related Posts

Pingo IA

Pingo AI: aplicativo usa inteligência artificial para treinar conversação e facilitar o aprendizado de idiomas

  • Victor Nabeiro
  • 4 de dezembro de 2025

Aprender um novo idioma costuma ser um desafio, mas ferramentas baseadas em inteligência artificial têm tornado o processo mais acessível. Entre elas está o Pingo AI, aplicativo que utiliza IA generativa para simular diálogos e ajudar usuários a desenvolver fluência

Continue lendo
Cresce o PIB no Brasil

PIB do Brasil desacelera e cresce 0,1% no terceiro trimestre, mostra IBGE

  • Donizete Barroso
  • 4 de dezembro de 2025

A economia brasileira perdeu ritmo no terceiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,1% em relação ao trimestre anterior, após ter registrado alta de 0,4% no período anterior. O resultado ficou

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Pingo AI: aplicativo usa inteligência artificial para treinar conversação e facilitar o aprendizado de idiomas
  • PIB do Brasil desacelera e cresce 0,1% no terceiro trimestre, mostra IBGE
  • Coamo antecipa R$ 200 milhões em sobras aos cooperados; Credicoamo credita mais R$ 63 milhões

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025