Sustentabilidade: o que é e como implementar na sua empresa

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria, constatou que o número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, aumentou de 74% para 81% de 2022 para 2023.

Em outra pesquisa, a CNI revelou que os brasileiros tendem a preferir marcas que demonstram preocupação com a sustentabilidade e com a qualidade de vida de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Estudos como esses destacam que a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas não apenas contribui para um ecossistema mais sustentável e ético, mas também influencia positivamente na sua imagem por parte de colaboradores e consumidores.

Essa atenção redobrada de profissionais à sustentabilidade das marcas e de seus produtos/serviços tem ganhado força, devido a um cenário de mudanças climáticas, questões ambientais, crises sociais e desigualdades.

Em resposta a esses problemas, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030.

Diante da ascensão de debates enriquecidos sobre a sustentabilidade, sobretudo nas empresas, vamos explorar mais profundamente neste artigo o significado da sustentabilidade; o seu papel; origem; como esse conceito mudou ao longo do tempo; iniciativas sustentáveis para o seu negócio e a abordagem do modelo cooperativista que traz uma nova forma de relacionamento mais ético e saudável.

Principais pontos do texto:

  • O que é sustentabilidade?
  • O papel das organizações na pauta sustentável
  • A origem do conceito de sustentabilidade
  • A mudança do conceito de sustentabilidade
  • Iniciativas sustentáveis para implementar na sua empresa
  • Cooperativismo e seus princípios sustentáveis
  • Conclusão

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Ou seja, é tudo que visa o bem comum de todos os envolvidos, principalmente ligada a melhora na qualidade de vida de todos.

Com a difusão das novas tecnologias, além da mudança geracional que se preocupa mais com pautas ambientais, as organizações adotarem uma nova postura associada à sustentabilidade. 

Conhecido como ESG, metodologia estritamente ligada à sustentabilidade, é formado por três pilares principais: o social, o ambiental e o econômico.

Tripé do ESG

  • Componente ambiental (Environmental)

Este pilar refere-se aos recursos naturais e à maneira como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas. A sustentabilidade ambiental abrange a conservação e a manutenção do meio ambiente.

  • Componente social (Social)

Engloba as pessoas e suas condições de vida, incluindo educação, saúde, lazer, entre outros aspectos. A sustentabilidade social sugere a igualdade dos indivíduos, baseada no bem-estar da população.

  • Componente econômico (Governance)

Esse ponto está relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.

O que é sustentabilidade? l pilares da sustentabilidade l Corporis Brasil

O papel das organizações na pauta sustentável

A implementação generalizada de condutas mais ecológicas é o que pode amenizar efeitos ambientais adversos provocados pelo ser humano e proporcionar à natureza o intervalo necessário para se regenerar dessas ações.

Essas iniciativas se refletem em outros domínios, como o empresarial. Em várias nações (incluindo o Brasil), diversas empresas já colaboram com entidades governamentais e ONGs para promover o desenvolvimento sustentável

Em território nacional, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) estimula essa colaboração com programas de incentivo que oferecem vantagens fiscais às empresas que se esforçam pelas metas ambientais. 

Já no âmbito mundial, as corporações com mais impactos positivos aparecem no ranking The Sustainability Yearbook, o índice internacional de sustentabilidade.

A origem do conceito de sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade tem suas raízes na década de 1970, quando a comunidade internacional começou a reconhecer a necessidade de preservar os recursos naturais para as gerações futuras. 

A ideia foi popularizada pela primeira vez no relatório “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como Relatório Brundtland, publicado em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas.

O relatório definiu o desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”.

A mudança do conceito de sustentabilidade

Inicialmente, a sustentabilidade estava focada apenas na preservação do meio ambiente e na utilização responsável dos recursos naturais. No entanto, com o passar do tempo, as organizações começaram a perceber uma janela para construir uma reputação sólida e cultivar uma base de consumidores ecologicamente responsáveis.

Um estudo da Nielsen revelou um aspecto interessante sobre os millennials, conhecidos por seu engajamento em questões ambientais. Cerca de 73% demonstraram preferência por produtos sustentáveis. Isso sublinha a influência significativa da sustentabilidade nas escolhas desse público.

Dados como esse trazem uma concepção muito clara de que marcas que incorporam práticas sustentáveis e éticas tendem a ser mais valorizadas por seus consumidores, gerando um maior Brand Awareness, além de gerar uma imagem ainda mais positiva para a organização, que por sua vez auxilia na atração de talentos para essas organizações.

Esses fatores trouxeram uma crescente valorização de práticas sustentáveis pelos consumidores e pela opinião pública de forma geral, tornando cada vez mais atrativo para as empresas incorporarem essas práticas em suas operações.

Iniciativas sustentáveis para implementar na sua empresa

Quando falamos de práticas sustentáveis necessárias em uma empresa, não estamos apenas abordando questões ligadas à produção de forma geral, como reciclagem e consumo eficiente de recursos naturais.

A concepção de sustentabilidade é muito mais profunda, estando intrinsecamente ligada a ações de impacto ético e da melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade de forma geral e sobretudo, da responsabilização dos impactos ambientais gerados pelas produções.

Abaixo você confere uma lista de como as empresas podem agir na prática para serem mais conscientes sobre a sustentabilidade nos negócios:

  • Compromisso das lideranças com a sustentabilidade

Estabelecer um compromisso firme com a sustentabilidade por parte dos gestores pode fomentar uma cultura de sustentabilidade em toda a organização.

A liderança deve definir a visão, os objetivos e os valores, integrando a sustentabilidade como um componente central da missão e metas da empresa.

  • Engajamento dos Stakeholders

O envolvimento ativo de pessoas, organizações ou grupos que são impactados ou têm impacto nas atividades, escolhas ou políticas de uma empresa é uma estratégia chave para impulsionar a sustentabilidade em qualquer negócio.

  • Postura regeneradora com o meio ambiente

A sustentabilidade e a eficiência dos recursos andam de mãos dadas, gerando economias de custos substanciais a longo prazo. 

Ao adotar tecnologias que economizam energia, otimizar as cadeias de suprimentos e minimizar a geração de resíduos, é o caminho ideal para que sua empresa possa ser ecologicamente sustentável.

  • Inovação de produtos e serviços atrelada a redução de custos

As empresas podem reduzir custos, melhorar a qualidade e otimizar as operações, analisando regularmente os processos internos, dessa forma, buscando a otimização.

Isso pode envolver a simplificação dos processos, otimizando o fluxo de trabalho e implementação de sistemas de feedback que trazem uma coleta de dados mais precisa e eficiente.

  • Home office jogando a favor da sustentabilidade 

De acordo com um estudo da Global Carbon Project, as emissões de carbono provenientes de combustíveis fósseis aumentaram em 2023, atingindo níveis recordes de 36 bilhões de toneladas em 2023, 1,1% acima do valor registrado no ano anterior.

Ao trabalhar de forma remota, o colaborador pode reduzir pela metade a emissão de carbono e gases de efeito estufa.

Isso traz redução de custos como alocação de espaços físicos e deslocamento desses profissionais, além de aumentar sua produtividade e qualidade nas entregas por não precisarem se preocupar com o tempo e estresse do transporte para o ambiente de trabalho.

No entanto, não são todas as organizações que apresentam essa veia propícia para movimentos mais voltados para a sustentabilidade e um olhar mais direcionado para o colaborador.

Adotar essas práticas sem um entendimento pleno pode ter um impacto reverso no seu negócio, trazendo mais consequências negativas do que positivas. A ineficiência e até mesmo a falha na implementação de medidas sustentáveis pode se tornar uma realidade. 

Para resolver essas questões, o modelo cooperativista é o mais indicado. 

Cooperativismo e seus princípios sustentáveis

Segundo dados divulgados pela Forbes, 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar em marcas que são ambiental ou socialmente conscientes.

Isso nos leva para um cenário onde organizações que tenham um foco na gestão eficiente de recursos e uma sólida estrutura de governança, resultem em decisões mais ecologicamente conscientes.

As cooperativas fazem parte desse grupo, pois buscam tomar ações pautadas no desenvolvimento da comunidade e na proteção do meio ambiente por conta dos seus princípios essenciais que fortalecem uma mentalidade coletiva e sustentável.

Esse cenário traz uma realidade em que é cultivado relacionamentos mais longevos com seus colaboradores e a sociedade de forma geral.

Conclusão

O conceito de sustentabilidade evoluiu muito com o passar dos anos, agora, abrangendo uma abordagem nova que leva em consideração a opinião pública e os colaboradores das organizações.

A preferência do público em aderir a serviços e produtos ecologicamente conscientes, trouxe pautas importantes para o mercado, como uma maior frequência no pensamento ecológico dentro da cadeia de produção. Isso trouxe não só ganhos ambientais, mas também melhorou a reputação de muitas empresas.

Neste contexto, o cooperativismo se destaca como um modelo de trabalho que incorpora naturalmente os princípios da sustentabilidade. Justamente por fortalecer a relação com a opinião pública e com os profissionais, mantendo uma base sólida para o crescimento sustentável a longo prazo.

Caso você tenha se interessado sobre os benefícios de implementar práticas sustentáveis ao seu negócio atrelado a uma cooperativa, entre em contato conosco em nosso site e descubra como podemos estar juntos com você nessa jornada. Nos acompanhe nessa jornada em nossas redes sociais oficiais!