Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 29% dos brasileiros deixaram de comprar em sites internacionais devido à cobrança do Imposto de Importação.
Entre os consumidores que realizaram compras externas nos últimos 12 meses, o índice de desistência chega a 38%, quase o triplo do registrado em maio de 2024 (13%).
Segundo o superintendente de Economia da CNI, Marcio Guerra, o resultado é positivo para o setor produtivo nacional.
“A implementação do Imposto de Importação é o início de um processo que busca trazer mais justiça e competitividade para a indústria brasileira”, afirmou.
A cobrança de 20% sobre importações de até US$ 50 faz parte do Programa Remessa Conforme, lançado em 2023, que certifica empresas de e-commerce e estabelece novas faixas de tributação.
A chamada “taxa das blusinhas” também levou 32% dos consumidores a buscar produtos similares com entrega nacional, frente a 22% no ano anterior.
Outros 14% optaram por comprar em lojas físicas, e 11% migraram para outros sites internacionais, um aumento de cinco pontos percentuais.
A desistência definitiva de compra, por sua vez, caiu de 58% para 42%, indicando que parte dos consumidores tem buscado alternativas dentro do país.
A pesquisa mostra que o ICMS também tem peso na decisão do consumidor. O número de pessoas que desistiram de importar devido ao imposto subiu de 32% para 36%.
Outros fatores relevantes são o custo do frete internacional, responsável por 45% das desistências e o prazo de entrega, que motivou 32% dos cancelamentos.
O levantamento “Retratos do Brasil”, conduzido pelo instituto Nexus a pedido da CNI, entrevistou 2.008 pessoas entre 10 e 15 de outubro de 2025, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Cerca de 75% dos entrevistados afirmaram que as importações foram para uso pessoal, enquanto 10% destinaram as compras ao trabalho e apenas 2% compraram para revenda.
- Até US$ 50: 20% de Imposto de Importação (federal) + 17% de ICMS (estadual);
- Acima de US$ 50: 60% de Imposto de Importação (federal) + 17% de ICMS (estadual).
Para a CNI, o aumento da tributação e a mudança de comportamento do consumidor podem contribuir para fortalecer a indústria nacional, reduzindo a dependência de produtos importados e estimulando o comércio interno.
Foto: Priscilla Du Preez 🇨🇦/ Unsplash

