Até 2019, havia 13 tipos de cooperativas no Brasil. No entanto, visando modernizar e organizar melhor as atividades exercidas por uma cooperativa, o Sistema OCB resolveu mudar de ideia e adotou uma estrutura com, apenas, 7 ramos. A mudança ainda tinha como objetivo tornar o próprio sistema mais próximo da realidade das associações do Brasil, incentivando o crescimento delas.
Neste conteúdo, a Corporis Brasil explica cada um dos setores!
Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito apresentam soluções financeiras para todos os seus associados, com melhores condições de pagamento e colocando as pessoas no centro de qualquer negócio. Na prática, os membros contribuem financeiramente para a formação do capital da instituição e, ao mesmo tempo, são donos da cooperativa. Essa é uma das vantagens da cooperativa.
Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021, o setor de crédito é o terceiro maior em número de cooperativas (775), bem como o maior em número de cooperados (11 milhões).
Cooperativas agropecuárias
As cooperativas agropecuárias impactam a vida de todos os brasileiros. Conforme apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 48% dos alimentos produzidos no campo passam por uma cooperativa agro.
Elas estão relacionadas às atividades agropecuárias, agroindustriais, aquícolas, pesqueiras e extrativistas.
Cooperativas de transporte
Existem 984 cooperativas de transporte no Brasil e mais de 89 mil associados. As instituições atuam em diferentes modalidades, como:
- Transporte individual (táxi e mototáxi);
- Transporte coletivo (vans, micro-ônibus e ônibus);
- Transporte de cargas ou moto frete;
- Transporte escolar.
Cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços
A Corporis Brasil é uma central de cooperativa de trabalho. Este ramo engloba todas as associações que prestam serviços especializados a terceiros ou então produzem bens, como artesanato, materiais recicláveis e vestuário. O setor é responsável por gerar mais de 8,7 mil empregos.
Cooperativas de saúde
Formadas por cooperativas de médicos, odontólogos e profissionais da área da saúde humana que estejam enquadrados no CNAE 865. As instituições deste campo possuem um papel fundamental na saúde suplementar e, de acordo com dados do Sistema OCB, já estão presentes em 83% das cidades brasileiras.
Cooperativas de consumo
As cooperativas de consumo, o primeiro ramo a surgir no mundo, foram criadas com a finalidade de adquirir produtos ou serviços em uma quantidade grande, fazendo com que os tivessem condições de pagamento melhores e preços mais baixos.
Cooperativas de infraestrutura
Por fim, as cooperativas de infraestrutura reúne aquelas voltadas para a prestação de serviços essenciais. Por exemplo, fornecimento de energia, telefonia móvel, banda larga e por aí vai. Atuam compartilhando seus próprios recursos ou repassando de outras empresas para que os membros usufruam de condições favoráveis para o desenvolvimento de suas tarefas.
E aí, gostou? Em nosso blog, você entende muito mais sobre o que significa cooperativismo e suas abrangências.