• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone: (11) 3900-1256
  • Whatsapp: (11) 9 8363-8746
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Cooperativas ganham autorização legal para atuar em telecomunicações
Cooperativas

Cooperativas ganham autorização legal para atuar em telecomunicações

  • Marlon Barcelos
  • 7 de janeiro de 2026

Foi publicada nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União, a Lei nº 15.324/2026, que assegura às cooperativas o direito de prestar serviços de telecomunicações no Brasil.

A norma entrou em vigor sem vetos e estabelece um marco regulatório para a atuação do cooperativismo no setor.

A nova legislação confere segurança jurídica às cooperativas e amplia a participação do modelo cooperativo na oferta de conectividade, especialmente em áreas rurais e regiões com menor cobertura por operadoras tradicionais.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a sanção representa um avanço institucional relevante.

“A sanção desta lei é uma conquista histórica para o cooperativismo. Ela reconhece o papel das cooperativas como agentes de desenvolvimento e abre novas frentes para levar inclusão digital, competitividade e qualidade de vida às comunidades”, afirmou.

A lei é resultado da conversão do Projeto de Lei nº 1.303/2022, aprovado pelo Congresso Nacional no final de 2025 após articulação do Sistema OCB em parceria com cooperativas do ramo de infraestrutura e entidades do setor.

Leia mais:

  • SoftBank prepara emissão inédita de títulos em euros para financiar expansão em IA
  • Sicredi é destaque em ranking global da Forbes e mantém posição entre os melhores bancos do Brasil
  • Anthropic avalia desenvolver chips próprios para reduzir dependência de fornecedores
  • Amazon prevê lançamento de internet via satélite para 2026 e amplia disputa com Starlink
  • OCB/DF inicia nova turma de curso voltado à gestão de cooperativas de reciclagem

Ao longo da tramitação, a Infracoop teve papel relevante na elaboração de subsídios técnicos e no diálogo institucional com o Parlamento e o Poder Executivo.

O texto reconhece formalmente as cooperativas como prestadoras de serviços de telecomunicações, permitindo sua atuação em um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social.

Autor da proposta, o deputado federal Evair de Melo (ES), integrante da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), destacou o impacto social da medida.

“É um passo concreto para reduzir desigualdades e promover desenvolvimento com base na organização comunitária”, afirmou.

No Senado, a matéria teve relatoria do senador Flávio Arns (PR), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) e também membro da Frencoop. Segundo ele, a nova lei reforça o caráter inclusivo da política pública.

“A conectividade é condição básica para cidadania, educação e inovação. As cooperativas têm capilaridade e compromisso local, e essa lei amplia as possibilidades de levar tecnologia e oportunidades a milhões de brasileiros”, disse.

Na Câmara dos Deputados, o relator foi o deputado Heitor Schuch (RS), que acompanhou a articulação com o setor.

“O cooperativismo tem histórico de prestação de serviços essenciais com eficiência e compromisso social. Ao garantir segurança jurídica às cooperativas de telecomunicações, o Congresso fortalece um modelo que gera inclusão e desenvolvimento regional”, avaliou.

Com a sanção da lei, o cooperativismo passa a contar com um ambiente regulatório mais claro para atuar no setor de telecomunicações, ampliando sua contribuição para a inclusão digital e reforçando seu papel na oferta de serviços essenciais, de forma complementar às políticas públicas e ao mercado tradicional.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Foto: Scott Graham/Unsplash

Post navigation

  • Previous Post IA onipresente e robôs domésticos devem marcar a CES 2026
  • Next Post Comércio exterior deve manter desempenho positivo em 2026 apesar de incertezas globais

Related Posts

Softbank

SoftBank prepara emissão inédita de títulos em euros para financiar expansão em IA

  • Donizete Barroso
  • 10 de abril de 2026

A SoftBank Corp, unidade listada do SoftBank Group, iniciou movimentações para sua primeira emissão de títulos denominados em euros. A operação ocorre em meio à ampliação dos investimentos do grupo em inteligência artificial. Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, a empresa

Continue lendo
Sicredi destaque

Sicredi é destaque em ranking global da Forbes e mantém posição entre os melhores bancos do Brasil

  • Marlon Barcelos
  • 10 de abril de 2026

O Sicredi foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo no ranking World’s Best Banks 2026, da Forbes, conquistando a sexta colocação entre as instituições financeiras do Brasil. O levantamento, realizado em parceria com a Statista, ouviu mais de 54 mil clientes

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • SoftBank prepara emissão inédita de títulos em euros para financiar expansão em IA
  • Sicredi é destaque em ranking global da Forbes e mantém posição entre os melhores bancos do Brasil
  • Anthropic avalia desenvolver chips próprios para reduzir dependência de fornecedores
Banner comercial, quer gastar menos e oferecer mais?

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26