Atualmente, é fundamental para todos falar sobre a responsabilidade com o planeta no qual habitamos. Mais do que falar, é necessário também pensarmos em formas de colocar em práticas novos comportamentos, que visem uma sociedade mais humana e mais sustentável. É aí que faz todo o sentido o conceito da cooperativa que, por origem, tem um compromisso socioambiental em sua premissa.
Afinal, o que é sustentabilidade?
É comum relacionarmos sustentabilidade apenas a questões ambientais ou de natureza. Porém, ela vai bem além disso, visto que ainda tem o objetivo de alinhar viabilidade econômica, diversidade cultural e justiça social. Portanto, sustentabilidade é tudo que visa o bem comum de todos, deixando de lado o olhar exclusivo para lucros ou reconhecimento. É sobre o que muda a vida das pessoas para melhor.
Em uma sociedade em que o capitalismo é cada vez mais predominante e coloca o consumo em primeiro lugar, pensar em um desenvolvimento sustentável como meta não é fácil. Inclusive, consiste em um grande desafio. Mas não chega a ser impossível, e o cooperativismo é uma força para alcançar isso.
E o que significa cooperativismo?
Após entender o conceito de sustentabilidade, é importante saber o que significa cooperativismo. Trata-se de um modelo de organização de trabalhadores que se juntam para conseguir um objetivo em comum. Dessa forma, todos os participantes têm voz ativa nas decisões.
Através de uma cooperativa, esse grupo de pessoas tem maiores chances de alcançar suas metas e ter melhores condições de trabalho. O cooperativismo ganha cada vez mais força e transforma milhões de vidas diariamente.
A relação entre uma cooperativa e o desenvolvimento sustentável
Bom, tendo clareza sobre os dois conceitos, podemos entender como o cooperativismo e a sustentabilidade se relacionam na prática e geram resultados reais para a sociedade. Nas duas ideias, as pessoas estão no centro de tudo, fazendo com que as ações e decisões tenham por base o bem-estar dos envolvidos.
Como dissemos, o desenvolvimento sustentável preza por um processo seja economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Isso vai de encontro à três princípios do cooperativismo:
- Adesão livre e voluntária: as cooperativas são organizações abertas a todas as pessoas.
- Educação, formação e informação: as sociedades promovem a educação e a formação dos seus membros, representantes eleitos e trabalhadores, sendo uma das vantagens de cooperativa.
- Interesse pela comunidade: visa o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas,
Além disso, ambos buscam, obviamente, pelo menor impacto ambiental em todos os sentidos. Tanto que em novembro de 2021, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), lançou um manifesto contendo a visão e o posicionamento do cooperativismo brasileiro em relação à sustentabilidade e preservação ambiental do planeta.