Tendo um mês inteiro para chamar de seu, o Novembro Azul é um movimento que ano após ano traz como objetivo a conscientização dessa doença que é tão pouco explorada pelo público masculino. Em geral, muitos homens enfrentam dificuldades para discutir a prevenção do câncer de próstata e adotar hábitos saudáveis que reduzam o risco de desenvolver essa enfermidade.
Nesse artigo você encontrará tudo sobre um dos movimentos internacionais mais importantes da atualidade, assim como suas formas de prevenção e como o cooperativismo pode auxiliar nessa jornada como um aliado nessa luta.
Índice
- Sua origem
- O principal inimigo
- Um desafio para a saúde masculina
- Cooperativismo como um aliado
- Caminhos essenciais
- Vida e hábitos saudáveis
- Juntos podemos fazer a diferença
- Conclusão
Sua origem
Não é segredo para ninguém que o Novembro Azul tem sido a principal pauta quando o assunto é a luta contra o câncer de próstata, mas para além disso, você sabe como o movimento surgiu?
A campanha Novembro Azul teve sua origem em Melbourne, na Austrália, no ano de 2003 com o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico e prevenção das doenças que afetam a população masculina, porém, chegou em terras tupiniquins por volta de 2008, pelo instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Hoje, já mais familiarizado, se tornou “sinônimo” de exames como o toque e PSA (exame que detecta alterações e sinais da doença).
O principal inimigo
Mesmo com diversos esforços, desconsiderando os tumores de pele não-melanoma, o câncer de próstata é disparado o mais comum em todas as regiões do Brasil. Representando 29% das doenças diagnosticadas na população masculina segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer)
Quanto mais tardio for o diagnóstico, mais difícil a reversão. O Ministério da Saúde trouxe dados muito interessantes sobre esse tema, cerca de 60% das mortes pela doença se concentram em idosos de mais de 75 anos.
Já homens de 55 a 74 anos, representam 38% dos óbitos, ficando fácil concluir que 98% das mortes causadas pelo câncer de próstata são por homens acima de 55 anos.
Um desafio para a saúde masculina
Além da questão da idade, existem outros pontos que também entram na conta quando o assunto se trata do câncer de próstata. Alguns dos principais causadores são:
- Histórico familiar
- Alterações genéticas
- Obesidade
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Exposição a produtos químicos
Esses são os fatores que mais influenciam no desenvolvimento da doença, por isso, é muito importante ter os exames em dia e manter uma vida regrada, com hábitos mais saudáveis.
Cooperativismo como um aliado
Nesse cenário, será que de fato o cooperativismo poderia me ajudar? A pergunta não é “se”, mas sim “como”. O modelo cooperativista naturalmente já se compadece da saúde de seus cooperados, prezando pelo seu bem-estar tanto profissional quanto pessoal.
Diversos modelos de cooperativas têm como padrão planos de saúde excelentes que auxiliam nessa difícil jornada. O senso de comunidade é muito importante nesses momentos, pois oferece um apoio ainda maior nesse tipo de situação.
Caminhos essenciais
Por meio de campanhas estruturadas e de alto impacto, o cooperativismo se encaixa como uma luva quando o assunto é atingir o máximo de pessoas possível, justamente por desenvolver uma comunicação ativa e que consiga envolver não apenas seus cooperados, mas também a sociedade como um todo.
Vida e hábitos saudáveis
Uma dieta equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a conscientização sobre a saúde mental são elementos essenciais que contribuem para a prevenção não apenas do câncer de próstata, mas de diversas condições de saúde.
Juntos podemos fazer a diferença
A união faz a força! Ao reconhecer que juntos podemos fazer a diferença, as cooperativas e seus membros assumem um papel ativo na conscientização e prevenção do câncer de próstata.
Participar ativamente do Novembro Azul, apoiar iniciativas de saúde e incentivar a busca por exames preventivos são passos significativos que demonstram o impacto positivo que o cooperativismo pode ter na comunidade e na vida de cada indivíduo.
Conclusão
O cooperativismo não apenas realça, como também incentiva o cuidado de todos seus cooperados e da sociedade de forma geral para que possam sempre estar saudáveis e com uma melhor qualidade de vida.
O Novembro Azul é um momento ideal para a conscientização de todos que acreditam que sua saúde pode estar em risco por diversos fatores, como a obesidade, o sedentarismo, o consumo de substâncias danosas, as alterações genéticas e a idade avançada.
Ao unirmos forças, reforçamos a capacidade de enfrentar o câncer de próstata, promovendo um estilo de vida saudável. A prevenção, nesse contexto, não é apenas uma escolha, mas um compromisso mútuo que pode salvar vidas.
Seja parte desse movimento pela saúde e pelo bem-estar dentro cooperativismo. Entre em contato conosco em nosso site e descubra como podemos te auxiliar nessa caminhada.
Nos acompanhe nessa jornada em nossas redes sociais oficiais.