Como contratar através de uma cooperativa| Homem com terno | Corporis Brasil

O que é necessário para contratar através de uma cooperativa?

No Brasil, as cooperativas são parte bastante importante do tecido social como um todo, por mais que não sejam tão conhecidas quanto os modelos tradicionais, por exemplo.

Para contratar os serviços de um trabalhador cooperado, é necessário realizar alguns procedimentos que são distintos de outros tipos de contratação. O que nos leva ao texto a seguir.

Caso você tenha interesse em saber como funciona o  processo e os detalhes de um contrato cooperado, veja mais abaixo

Índice

Estabeleça os serviços

Confira a legitimidade da cooperativa

Faça o pagamento à cooperativa

Confira se está tudo dentro da legalidade

O que é um contrato cooperado?

Primeiramente, é preciso entender o que é e como funciona o tipo de contrato cooperado.

Simplificadamente, ele simboliza a relação de uma cooperativa com uma empresa que deseja contratar seus serviços.  Lembrando que cooperativas são organizações com membros de uma mesma atividade econômica cujo fim é desenvolver o meio que vivem.

No contrato precisam constar certos itens extremamente importantes para uma contratação desse tipo, o que leva à próxima questão. 

A contratação

Já que você agora entendeu um pouco melhor sobre o trabalho cooperativo e contrato cooperado em si, é possível compreender os pré-requisitos para uma contratação desse tipo:

Estabeleça os serviços

Primeiramente, é preciso estabelecer o tipo de serviço que será prestado pela cooperativa e a sua finalidade. Além disso, é importante definir preços, prazos, quantidade, e também a qualidade dos serviços. 

Confira a legitimidade da cooperativa

Outro ponto bem importante é verificar a legitimidade da cooperativa. Dessa forma, não haverá o risco de existirem negociações ou operações que sejam tidas como fraudulentas

Faça o pagamento à cooperativa

Depois do término de determinado serviço, o pagamento não deve ser feito aos cooperados diretamente, mas à cooperativa em si. Dessa forma, o repasse será feito da cooperativa ao profissional, apurando os valores devidos pela sua produção

Confira se está tudo dentro da legalidade

Por fim, é importante conferir se todas as etapas foram realizadas conforme a legislação. Sendo assim, não haverá o risco de inconformidade com a lei ou problemas com o Ministério do Trabalho sobre o tipo de Trabalho cooperado.

Qual a diferença entre CLT e cooperativa?

Cooperativas incluem descanso semanal remunerado, pagamento de seguro de vida e também INSS