As cooperativas são tipos de organizações bastante comuns dentro do território nacional.
Esse tipo de instituição, por mais que não seja tão conhecido, é bastante influente no cotidiano das pessoas. Afinal, é provável que todos ao longo da vida já tenham consumido produtos ou serviços que foram distribuídos por elas.
Mas afinal, o que exatamente são cooperativas? E qual a diferença delas para uma empresa tradicional? Veja o texto a seguir para descobrir.
Índice
- O que é uma cooperativa?
- A história da cooperativa
- A comparação com empresas
- Tomada de decisões
- Finalidade
- Distribuição de lucros
O que é uma cooperativa?
Em primeiro lugar é importante tentar entender afinal o que é e como funciona uma cooperativa.
Ela é, de maneira simplificada, uma organização que representa trabalhadores da mesma atividade, cuja finalidade é buscar desenvolvimento econômico e social no meio em que vivem. Isso, aliás, é feito através de colaboração e auxílio mútuo.
A história da cooperativa
O surgimento desse tipo de organização se deu na Inglaterra no século 18, durante a Revolução Industrial. Mais especificamente na cidade de Rochdale, onde 28 trabalhadores ingleses se uniram para formar a Sociedade Equitativa dos Probos Pioneiros de Rochdale.
Os princípios que giravam em torno dessa Sociedade formaram a base do trabalho cooperativo atual, são eles:
- Gestão democrática;
- Adesão livre e voluntária;
- Intercooperação;
- Independência e autonomia;
- Participação econômica;
- Interesse pela comunidade;
- Educação, formação e informação.
No Brasil, o trabalho cooperativo surgiu em 1887 com a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Companhia Paulista, em Campinas.
A comparação com empresas
Embora muitos ainda façam certa confusão com os dois conceitos, é preciso destacar que empresas e cooperativas de serviços são dois organismos diferentes. Isso é visto nos seguintes quesitos:
Tomada de decisões
Em uma cooperativa, as tomadas de decisão precisam ser feitas de maneira conjunta, necessitando haver participação de todos os membros em questão, uma das vantagens das cooperativas. Enquanto isso, em uma empresa, as decisões podem ser centralizadas na mão de uma pessoa, seja ela um chefe ou um dono.
Finalidade
Nas empresas tradicionais, a finalidade principal acaba sendo sempre a obtenção de lucro em qualquer atividade. Já em uma cooperativa de serviços, o fim último é satisfazer as necessidades econômicas dos seus integrantes.
Distribuição de lucros
Por fim, é preciso apontar que uma cooperativa apresenta uma divisão dos lucros gerados pelos investimentos dos cooperados. Ao contrário do que ocorre em uma instituição mais tradicional, onde o lucro pode acabar sendo desproporcional dependendo da posição da pessoa.
Existem várias, como as: de crédito, educacionais, minerais e de consumo
Sicredi Pioneira, Frimesa e Aurora Alimentos