• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone e Whatsapp: (11) 3900-1256
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NOTÍCIAS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Projeto do Sistema OCB leva cooperativismo de crédito brasileiro à França para troca de experiências internacionais
Projeto do Sistema OCB

Projeto do Sistema OCB leva cooperativismo de crédito brasileiro à França para troca de experiências internacionais

  • Marlon Barcelos
  • 21 de maio de 2026

O cooperativismo de crédito brasileiro iniciou nesta segunda-feira (18) uma nova etapa do projeto Conhecer para cooperar – Ramo Crédito, iniciativa do Sistema OCB voltada ao intercâmbio de experiências com modelos internacionais considerados referência no setor financeiro cooperativo.

A agenda acontece na França e reúne lideranças do cooperativismo brasileiro em encontros com instituições reconhecidas pela atuação regional, fortalecimento das comunidades e presença estratégica no sistema financeiro europeu.

Leia mais:

  • Erros no uso da IA reduzem qualidade das respostas e ampliam risco de informação incorreta
  • Nvidia amplia aposta em chips para data centers e projeta expansão além da IA generativa
  • Projeto do Sistema OCB leva cooperativismo de crédito brasileiro à França para troca de experiências internacionais
  • Dia Mundial do Doador de Sangue reforça importância da doação regular e da manutenção dos estoques
  • C.Vale recebe R$ 47,5 milhões do BNDES para ampliar armazenagem e modernizar operações

Esta é a sexta etapa das sete previstas pelo projeto, criado para aproximar representantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) de práticas consolidadas em outros países.

Sustentabilidade e financiamento climático abriram a programação

As atividades começaram em Paris, durante a conferência Agir pour l’Eau (“Agir pela água”), promovida pela Federação Nacional dos Bancos Populares da França (FNBP).

O evento reuniu representantes do setor financeiro, especialistas e organizações ligadas ao desenvolvimento sustentável para discutir temas relacionados a:

  • preservação da água;
  • financiamento climático;
  • desafios ambientais;
  • iniciativas de impacto social.

Durante a conferência, os participantes brasileiros tiveram contato com experiências desenvolvidas por cooperativas financeiras francesas voltadas ao apoio de projetos sustentáveis e ações de desenvolvimento regional.

Segundo a gerente-geral de Negócios do Sistema OCB, Clara Maffia, a missão amplia o olhar estratégico das cooperativas brasileiras sobre modelos internacionais já consolidados.

“A França possui uma trajetória muito forte no cooperativismo financeiro, com modelos que combinam presença regional, compromisso com as comunidades e desenvolvimento econômico. Conhecer essas experiências de perto amplia nossa visão e contribui para o fortalecimento do cooperativismo de crédito no Brasil”, afirmou.

Delegação terá encontros com grupos cooperativos franceses

Ao longo da semana, a programação prevê reuniões e visitas técnicas com entidades representativas e grupos cooperativos franceses.

Os debates devem abordar temas como:

  • inovação financeira;
  • organização sistêmica das cooperativas;
  • desenvolvimento regional;
  • relacionamento com órgãos reguladores;
  • fortalecimento institucional do cooperativismo de crédito.

A França é considerada uma das principais referências mundiais em cooperativismo financeiro, com grupos cooperativos que possuem forte presença econômica e atuação relevante na inclusão financeira da população.

Para Clara Maffia, o projeto também fortalece a capacidade de adaptação estratégica do cooperativismo brasileiro diante das transformações do setor financeiro global.

“O Projeto Conhecer para cooperar cria um ambiente muito rico de aprendizado e troca de experiências. Além de aproximar diferentes realidades, ele fortalece o olhar estratégico sobre temas que impactam diretamente o futuro do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”, destacou.

Projeto busca fortalecer o cooperativismo financeiro brasileiro

Criado em 2024, o Conhecer para cooperar promove a aproximação entre representantes do cooperativismo, instituições públicas e órgãos reguladores com experiências consideradas estratégicas para o fortalecimento do SNCC.

Nas etapas anteriores, o programa já promoveu discussões sobre:

  • supervisão cooperativa;
  • inovação financeira;
  • modelos organizacionais;
  • integração sistêmica;
  • experiências internacionais de crédito cooperativo.

A iniciativa faz parte das ações do Sistema OCB voltadas ao desenvolvimento institucional e ao fortalecimento da competitividade do cooperativismo financeiro brasileiro em um cenário cada vez mais conectado às transformações globais do setor.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Foto: Magnific

Post navigation

  • Previous Post Dia Mundial do Doador de Sangue reforça importância da doação regular e da manutenção dos estoques
  • Next Post Nvidia amplia aposta em chips para data centers e projeta expansão além da IA generativa

Related Posts

Erros no uso da IA reduzem qualidade das respostas e ampliam risco de informação incorreta

  • Victor Nabeiro
  • 21 de maio de 2026

O uso de chatbots de inteligência artificial já faz parte da rotina de muitos usuários, mas a qualidade das respostas ainda depende diretamente da forma como as perguntas são feitas. Comandos vagos, excesso de tarefas em uma única solicitação e

Continue lendo

Nvidia amplia aposta em chips para data centers e projeta expansão além da IA generativa

  • Donizete Barroso
  • 21 de maio de 2026

A Nvidia reforçou sua estratégia de crescimento no mercado de inteligência artificial ao apresentar novos planos para expansão da linha de chips voltados a data centers. Durante teleconferência com analistas realizada na quarta-feira (20), o presidente-executivo da companhia, Jensen Huang,

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • News
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Erros no uso da IA reduzem qualidade das respostas e ampliam risco de informação incorreta
  • Nvidia amplia aposta em chips para data centers e projeta expansão além da IA generativa
  • Projeto do Sistema OCB leva cooperativismo de crédito brasileiro à França para troca de experiências internacionais
Profissionais de Tecnologia

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26