Sistemas cooperativos e singulares: conheça as diferenças

O cooperativismo é, basicamente, uma sociedade que se organiza de forma coletiva para resolver problemas comuns do cotidiano. A ideia é que, através da união, torna-se possível obter resultados que dificilmente seriam atingidos individualmente. Assim, o modelo de trabalho da cooperativa ganhou destaque em todo mundo, por ser democrático, igualitário e ainda oferecer apoio a comunidade.

Para facilitar a organização das associações, foram estabelecidas três estruturas: cooperativas singulares, centrais e confederações. Saiba mais sobre cada um delas!

Singulares (1° grau)

São cooperativas formadas por, no mínimo, 20 associados, sendo pessoas físicas e/ou jurídicas. Elas se caracterizam pela prestação direta de serviços pelos associados. Compõem o sistema seis ramos:

  • Agropecuário;
  • Consumo;
  • Crédito;
  • Infraestrutura;
  • Saúde;
  • Trabalho, Produção de Bens e Serviços;
  • Transporte.

Centrais ou Federações (2° grau)

As cooperativas centrais, como o caso da Corporis Brasil, são constituídas por, pelo menos, três cooperativas singulares. Seu objetivo é organizar, em maior escala, os interesses das filiadas, orientando as atividades para facilitar o uso recíproco dos serviços.

Portanto, consistem em instituições independentes, que promovem a integração regional e estadual das cooperativas do sistema.

Confederações de cooperativas (3° grau)

São integradas por três ou mais cooperativas centrais, ou federações. O principal intuito das confederações está em orientar e coordenar as atividades das filiadas, nas situações em que o tamanho dos empreendimentos ultrapassam a capacidade de atuação das centrais e federações.

Saiba o que significa cooperativismo e entenda seus benefícios para o contratante e para o cooperado.

O que é Cooperativa de Trabalho e Serviços?

As cooperativas do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS) se destinam à prestação de serviços especializados para terceiros ou para produção em comum de bens. Desse modo, transformam trabalhadores em verdadeiros empreendedores.

Como organizações cooperativas, não visam ao lucro, mas, sim, à melhoria da qualidade do trabalho e da remuneração de todos os envolvidos. O cooperativismo de trabalho, produção de bens e serviços é o caminho para profi­ssionais com perfil empreendedor.

Corporis Brasil: central de cooperativas de Trabalho e Serviços

A Corporis Brasil é uma central de cooperativa de serviços que busca oferecer as melhores e mais seguras soluções voltadas para suas filiadas e cooperadas. Isso é feito por meio de assessoria jurídica, contábil, processamento de folha e benefícios atrativos. São mais 22 anos no mercado, 30 mil profissionais e 500 empresas parceiras.