O Sistema Ocergs iniciou uma nova etapa na estratégia de fortalecimento da marca SomosCoop no Rio Grande do Sul. Com o conceito “O Coop tá em Tudo. O Coop tá com Tudo”, a campanha aposta em uma presença integrada entre televisão, rádio, plataformas digitais, mídia exterior e ações no varejo para ampliar a identificação do público com o cooperativismo.
Desenvolvida pela agência HOC – House of Creativity, a iniciativa prevê alcançar aproximadamente 116 milhões de impactos ao longo de sua execução. Entre as ações estão inserções em programas de grande audiência da televisão brasileira, como Fantástico, Jornal Nacional e É de Casa, além de veiculações em canais por assinatura, emissoras de rádio e ambientes digitais.
Segundo a gerente de Marketing e Negócios do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, a campanha busca posicionar o cooperativismo em um novo patamar de comunicação.
Leia mais:
- ChatGPT ultrapassa 1 bilhão de usuários mensais e reforça liderança no mercado de IA
- Sistema OCB destaca papel das cooperativas financeiras no avanço do crédito sustentável durante simpósio internacional
- Google anuncia meta para repor mais água do que consome em operações de IA até 2030
- Produtos do agro brasileiro ficam fora de proposta de sobretaxa dos Estados Unidos
- Sistema Ocergs lança maior campanha de sua história para ampliar reconhecimento da marca SomosCoop
“Esta é a maior campanha já realizada pelo Sistema Ocergs, não apenas pelo investimento e alcance, mas pela ambição de posicionar o cooperativismo gaúcho em outro patamar de comunicação. Construímos uma campanha com linguagem pop, estética de grandes marcas e presença 360°, capaz de conectar os sete ramos do cooperativismo a uma única narrativa forte e culturalmente próxima dos gaúchos”, afirma.
Estratégia conecta comunicação e varejo
Além da presença nos meios de comunicação, a campanha inclui uma ação de trade marketing em 40 lojas de redes supermercadistas gaúchas. O objetivo é ampliar a visibilidade do carimbo SomosCoop diretamente nos pontos de venda e reforçar a associação entre produtos e serviços consumidos diariamente e o modelo cooperativista.
A estratégia contempla ainda outdoors, painéis digitais e ativações por geolocalização, criando diferentes pontos de contato ao longo da jornada do consumidor. Marcas cooperativistas já consolidadas no estado, como Sicredi e Unimed, também participam da iniciativa, ampliando a exposição do selo em ambientes urbanos.
“A ideia é tornar mais tangível para o consumidor a conexão entre marcas já presentes em sua rotina e o modelo cooperativista”, explica Simone.
Conteúdo digital aposta em histórias reais
No ambiente digital, a campanha foi estruturada em cinco frentes editoriais: #CoopTáComTudo, #CoopTáEmTudo, #CaravanaCoopRS, #EuEscolhiSerCoop e #GuiaCoop.
A proposta inclui a participação de criadores de conteúdo, desafios digitais, produção de vídeos e minidocumentários que mostram experiências de cooperados e comunidades impactadas pelo cooperativismo. O foco é aproximar o público das histórias que estão por trás dos produtos e serviços identificados com o carimbo SomosCoop.
“Vamos contar histórias de pessoas que vivem das cooperativas. É uma prova concreta de como o cooperativismo transforma vidas. Por trás da compra de um produto com o carimbo SomosCoop, existe um produtor, uma família e uma comunidade sendo beneficiados. É esse ciclo virtuoso que o cooperativismo gera”, destaca Simone.
Ampliação do uso da marca
Outro objetivo da campanha é incentivar a adesão das próprias cooperativas à marca SomosCoop. Criado pelo Sistema OCB em 2019, o carimbo funciona como um identificador visual que permite ao consumidor reconhecer produtos e serviços ligados ao cooperativismo.
Atualmente, cerca de uma em cada quatro cooperativas brasileiras utiliza a marca. No Rio Grande do Sul, 151 das 372 cooperativas vinculadas ao Sistema Ocergs já adotam o carimbo em produtos, serviços, veículos e materiais institucionais.
A expectativa é que a campanha contribua para ampliar tanto o reconhecimento da marca entre os consumidores quanto a adesão de novas cooperativas ao movimento de fortalecimento da identidade cooperativista.
Foto: Magnific

