O cooperativismo é uma área que aborda gestão, economia, sustentabilidade, empreendedorismo e por aí vai. No entanto, você provavelmente deve estar se perguntando qual a relação disso com o cinema, não é mesmo? Bom, o filme “No Ritmo do Coração (CODA)” é uma obra que envolve uma cooperativa de uma forma bastante interessante.
Acompanhe a leitura e veja porque vale a pena colocá-lo em sua lista para assistir!
A realidade presente na ficção
O filme CODA foi lançado em 2021 é dono de três troféus no Oscar, inclusive o de melhor filme, prêmio mais cobiçado da homenagem. A história retrata o cotidiano de uma família de deficientes auditivos sob a perspectiva de Ruby, jovem que é a única ouvinte da casa.
E não foi por acaso que o filme ganhou a linda estatueta dourada da premiação. A diretora, Sian Heder, deu um toque de singularidade para o enredo baseado no filme francês A Família Bélier, contratando colaboradores e atores realmente surdos para compor o elenco.
Além disso, entrevistou inúmeras crianças filhas de pais surdos, aprendeu a língua de sinais e começou a frequentar uma companhia de teatro que faz peças com atores surdos. Foi onde conheceu Troy Kotsur, que fez Frank, pai de Ruby. O personagem venceu o prêmio de melhor ator coadjuvante do Oscar 2022. Ou seja, uma verdadeira imersão deixou tudo ainda mais emocionante.
O mesmo intenso processo foi vivido por Emilia Jones, a Ruby, que aprendeu a língua de sinais há poucos meses do início das gravações. Ela também realizou aulas de canto e aprendeu a guiar um barco pesqueiro, atividade que exerce junto ao pai na trama. É nesse ponto, no trabalho de Ruby e Frank, que surge a relação entre CODA e o que significa cooperativismo.
O que CODA tem a ver com cooperativismo?
O filme mostra a vida de dezenas de famílias que, para sobreviver, vendem seus peixes em uma espécie de leilão. A família de Ruby, entretanto, não se conforma com o sistema capitalista e opta por formar uma cooperativa de pescadores. Assim, cada um pode comercializar os peixes diretamente, sem intermediários.
A iniciativa é uma manifestação da força de uma classe de profissionais que decidem trabalhar juntos por um objetivo comum. Essa é a realidade encontrada em diversas regiões do Brasil, com cooperativas promovendo impacto social e transformando a comunidade em questão.
Ademais, No Ritmo do Coração simboliza a importância das comunidades em que pessoas deficientes estão inseridas e o processo de inclusão social. Sabemos que comunidade é um pilar relevante de qualquer sociedade cooperativista, que visa o desenvolvimento social e o progresso de seus membros. É uma das grandes vantagens de cooperativa.
Corporis Brasil: em busca do desenvolvimento profissional e social
Falamos anteriormente sobre desenvolvimento social, que consiste em um aspecto que marca a atuação da Corporis Brasil como cooperativa de trabalho e cooperativa de serviços central.