A terceirização de serviços com uma cooperativa

A terceirização de serviços é uma realidade e está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Principalmente após as mudanças da legislação trabalhista, que possibilitam a prática para todos os setores. De forma geral, terceirizar atividades permite que elas sejam realizadas por especialistas e que a empresa concentre seu foco no que realmente importa. Aí, entra a cooperativa de serviços.

Comumente, vemos instituições especializadas em limpeza e segurança, mas se espalha por vários setores. Incluindo a área administrativa, logística e tecnológica, a qual a maioria das cooperativas da Corporis Brasil estão atreladas.

Acompanhe a leitura e saiba o que é a terceirização, bem como suas boas vantagens!

Afinal, o que é terceirização de serviços?

Podemos entender a terceirização como o ato de uma companhia contratar outra para a execução de determinado serviço. Tornou-se uma prática comum entre as empresas brasileiras, sendo que cerca de 25% dos profissionais com carteira assinada são terceirizados. É o que dizem os dados do portal GoldCooper. Esses trabalhadores, como dissemos, atuam nas mais diversas áreas.

A enorme crescente no número de profissionais terceirizados está relacionada a questões econômicas. Um colaborador é um artigo dispendioso para o negócio, pois, além do salário, é preciso se preocupar com direitos trabalhistas e encargos. Isso desperta a necessidade de diminuir a carteira própria e terceirizar alguns serviços. 

Depois da Lei 13.429/2017, a terceirização é permitida para atividades meio e fim de uma empresa. Ou seja, em uma fábrica, funcionários da limpeza, administração, segurança e os funcionários responsáveis pela montagem, podem ser contratados de outra organização. O que antes não era possível.

Cooperativa de trabalho

Cooperativa de trabalho é uma associação de profissionais da mesma categoria e que têm objetivos em comum. Normalmente, esse objetivo é encontrar melhores oportunidades de trabalho e renda. Desse modo, igual às empresas de terceirização, uma cooperativa de trabalho serve como alternativa para a contratação de profissionais. 

Para as empresas contratantes, as cooperativas de trabalho possibilitam uma redução de custo maior. Principalmente em relação à mão de obra, já que não há despesas com verbas rescisórias e demais encargos trabalhistas.

Além disso, nesse sistema, os indivíduos são sócios-cooperados. Portanto, ficam comprometidos com a manutenção das oportunidades de trabalho, o que causa a necessidade de qualificação.

Benefícios da terceirização de serviços

  • Foco no que realmente importa:

Após a terceirização de serviços, é possível manter sua empresa focada no que te interessa. Afinal, as atividades secundárias são feitas por especialistas terceirizados.

  • Especialização: 

Você terá à disposição, em todos os setores, profissionais com autoridade e experiência, principalmente quando são advindos de uma cooperativa.

  • Construir parcerias construtivas:

É possível criar parcerias construtivas, onde os dois lados ganham. Desse modo, a sua organização se beneficia pela especialização e seu parceiro também tem vantagens por estar trabalhando com você.

Leave a comment