• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone e Whatsapp: (11) 3900-1256
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NEWS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Cooperativas educacionais passam a integrar política nacional de aprendizagem profissional
Cooperativas

Cooperativas educacionais passam a integrar política nacional de aprendizagem profissional

  • Marlon Barcelos
  • 24 de abril de 2026

O Governo Federal reconheceu oficialmente as cooperativas educacionais como entidades formadoras dentro da Política Nacional de Aprendizagem Profissional. A decisão foi firmada em reunião realizada no dia 15 de abril, no Ministério do Trabalho e Emprego, e amplia a atuação dessas organizações no Programa Jovem Aprendiz.

A medida também reforça a segurança jurídica para o setor, ao estabelecer diretrizes mais claras para sua participação na formação profissional de jovens.

Leia mais:

  • Google mantém proibição de anúncios políticos no Brasil para as eleições de 2026
  • TSE abre consulta pública para definir novo modelo de urnas eletrônicas para 2028
  • WCM 2026 terá palco exclusivo para debater o futuro do cooperativismo agropecuário
  • OpenAI descarta IPO em 2026 em meio a preocupações com segurança da IA
  • Brasil reduz importação de trigo em agosto, mas dependência externa deve aumentar na nova safra

Com a definição, as cooperativas educacionais poderão oferecer programas de aprendizagem sem a exigência de vínculo empregatício regido pela CLT. A mudança reconhece um modelo já praticado por essas instituições e cria condições para ampliar a oferta de capacitação em todo o país.

O Ministério do Trabalho e Emprego também informou que manterá o deferimento do cadastramento de cursos e o reconhecimento dessas entidades dentro do programa.

A inclusão das cooperativas educacionais na política nacional é resultado de um processo de diálogo conduzido pelo Sistema OCB, com apoio do Sistema Ocergs e de parlamentares ligados ao tema, como os deputados Bohn Gass e Heitor Schuch, além de integrantes da Frencoop.

A articulação buscou garantir o reconhecimento formal da atuação dessas organizações na formação profissional.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o reconhecimento fortalece o papel das cooperativas educacionais. “Este reconhecimento reforça o papel das cooperativas educacionais como agentes fundamentais na formação profissional de jovens e traz a segurança jurídica necessária para que o cooperativismo continue contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul”, afirmou.

A decisão amplia o alcance das iniciativas de qualificação e reforça a presença das cooperativas na preparação de jovens para o mercado de trabalho.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre cooperativismo, cidadania e modelos colaborativos que fortalecem empresas e profissionais. Fique por dentro de histórias inspiradoras, novas regulamentações e oportunidades no setor.

Avatar photo

Marlon Barcelos

Foto: Freepik

Post navigation

  • Previous Post Meta fecha acordo com Amazon para uso de chips de IA em larga escala
  • Next Post Exemplos de cooperativas de trabalho no Brasil: conheça modelos e áreas de atuação

Related Posts

Google

Google mantém proibição de anúncios políticos no Brasil para as eleições de 2026

  • Victor Nabeiro
  • 15 de setembro de 2026

O Google manterá nas eleições de 2026 a política que proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil. A restrição, adotada pela empresa em 2024, impede que candidatos e outros conteúdos classificados como políticos sejam promovidos por meio do Google Ads

Continue lendo
Urna eletronica

TSE abre consulta pública para definir novo modelo de urnas eletrônicas para 2028

  • Redação Corporis
  • 15 de setembro de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma consulta pública para receber sugestões técnicas destinadas ao desenvolvimento das urnas eletrônicas que deverão ser utilizadas nas eleições municipais de 2028. Empresas, fabricantes e demais interessados poderão apresentar contribuições para os requisitos dos

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Em alta
  • News
  • Politica
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Google mantém proibição de anúncios políticos no Brasil para as eleições de 2026
  • TSE abre consulta pública para definir novo modelo de urnas eletrônicas para 2028
  • WCM 2026 terá palco exclusivo para debater o futuro do cooperativismo agropecuário

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br
Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Avaliações

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26