A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento aos contribuintes será realizado no dia 29 de agosto, somando mais de 1,8 milhão de restituições, no valor total de R$ 2,917 bilhões.
A restituição é a devolução de tributos pagos quando o valor recolhido ao longo do ano excede o necessário.
Para verificar se está contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”,
clicar em “Consultar a Restituição”,
inserir CPF e data de nascimento,
habilitar o botão “Sou humano” e confirmar a consulta.
Os pagamentos seguem a ordem estabelecida por lei. Têm prioridade contribuinte com 80 anos ou mais; em seguida, pessoas a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves.
Depois estão os contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério, seguidos daqueles que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix. Os demais contribuintes vêm por último.
Quem não for contemplado neste lote ainda terá a última oportunidade em 30 de setembro, quando está previsto o pagamento do quinto lote.
Para os que não receberem a restituição, a recomendação é acessar o extrato da declaração no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC. As situações mais comuns incluem estar fora do lote liberado, cair na malha fina, possuir débitos que serão compensados com a restituição ou apresentar dados bancários incorretos, ou de conta encerrada.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

