A participação nos resultados e sobras em uma cooperativa

Sem dúvidas, a proposta de participação nos resultados e sobras é um dos grandes benefícios e diferenciais em se tornar um trabalhador cooperado. Os resultados são igualmente distribuídos aos associados conforme sua movimentação. A composição do valor, no que lhe concerne, considera a realização dos serviços.
Ao saber como o processo funciona, fica mais fácil compreender o que ele oferece de positivo. Acompanhe a leitura e veja tudo sobre participação nos resultados e sobras dentro de uma cooperativa.

Entenda a distribuição de valores

Podemos dizer que a participação nos resultados e sobras é basicamente a distribuição do valor que fica “a mais” para a cooperativa. Ele é apurado em um período determinado de operação. Isso acontece porque as cooperativas são entidades que não visam o lucro, ou seja, sem fins lucrativos.
Para exemplificar, temos as cooperativas de crédito, nas quais o total é dividido entre os cooperados. Em outras organizações, como os bancos tradicionais, por exemplo, as sobras se consolidam como lucros e são divididas aos acionistas.

Prestação de contas em uma cooperativa

O início do processo se dá pela prestação de contas que se refere ao período de exercício. Comumente, ela é feita no começo do ano, relativa a todo o ano anterior. Nesse momento, o propósito é entender quais foram os valores arrecadados e os valores movimentados. Bem como as taxas, os custos gerais e, finalmente, o que restou.
As demonstrações contábeis são a forma escolhida para prestar contas. Aqui, há os dados estruturados, sendo indicado onde cada valor foi utilizado. Visto que todo associado é também o “dono” no trabalho cooperativo, a transparência faz-se indispensável.

Aprovação de contas e distribuição

Após as demonstrações contábeis, já dá para saber o valor que efetivamente sobrou em relação ao período de exercício. Aí todos os cooperados votam para aprovar as contas ou não. É o momento, também, em que pensam a forma como a distribuição de valores será feita. No geral, parte das sobras é destinada para o fundo reserva, prevenindo contratempos na cooperativa.

Divisão proporcional à prestação de serviços do trabalhador cooperado

De modo a assegurar uma distribuição justa, a participação nos resultados é realizada proporcionalmente aos serviços e valores prestados. Seguindo uma lógica simples: quem realizou mais serviços, contribuiu mais para os valores apurados. Assim, faz sentido que seja maior a participação nos resultados e sobras do cooperado. No entanto, como dissemos, tudo depende da votação.

As cooperativas focadas em tecnologia

No Brasil, existem inúmeras cooperativas de serviços focadas em tecnologia, o que abre um mercado de soluções inovadoras. A maneira de participação dos colaboradores em sobras dessas associações acontecem de forma igual às demais. A Corporis Brasil, no que lhe concerne, acompanha todo o processo.
Visamos proporcionar as melhores e mais seguras soluções para sua cooperativa de trabalho. Prestamos, portanto, assessoria jurídica, contábil, que abrange a participação. Além do processamento de folha e benefícios atrativos.