Preciso de um CNPJ para ser cooperado? | Homem em uma sala balança analisando gráficos e dados | Corporis Brasil

Preciso de um CNPJ para ser cooperado?

Não é de hoje que podemos perceber mudanças no mercado que impactam de forma intensa a maneira como nos relacionamos com o trabalho. Algumas vezes, essas alterações podem ser tão abruptas que podem ocorrer “de um dia para o outro”, exigindo que façamos uma busca mais aprofundada sobre as inovações e tendências que ditarão a sociedade nos próximos anos. Nesse artigo, você irá conhecer com maior exatidão uma das novas tendências para os próximos anos: o modelo de trabalho do cooperativismo e o caminho para se tornar um cooperado.

Índice:

  • Um novo modelo de trabalho
  • Afinal, é necessário ter CNPJ para atuar como um cooperado?
  • Desmistificando o cooperativismo
  • Flexibilidade e diversidade
  • Vantagens e benefícios de um cooperado
  • Cenário atual
  • Passos para se tornar um cooperado
  • Conclusão

Um novo modelo de trabalho

O desenvolvimento de novas tecnologias, crises econômicas e sociais está afetando a forma que as empresas operam e como olham para o mercado. Diante desses cenários, se faz cada vez mais presente a implementação de soluções mais eficientes (e baratas) por parte das empresas. 

A redução tributária e uma maior estabilidade econômica sempre foram as pautas mais relevantes. Atualmente, existe um novo modelo que “abraça” tanto as necessidades e demandas das empresas quanto do funcionário que procura uma maior valorização dentro do mercado.

O modelo cooperativista tem tido uma forte crescente nos últimos anos e vem angariando diversos públicos, sobretudo profissionais de TI e do marketing, que enxergam uma oportunidade de crescimento e valorização profissional, acabando por beneficiar tanto um lado da balança quanto o outro.

A OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, realizou uma pesquisa com quase 500 correspondentes, com participação de todos os ramos e regiões do cooperativismo brasileiro.

Foi constatado que as cooperativas inovam em diversos setores, com destaque para o setor de tecnologias, que atingiu a margem de 53% na pesquisa. O marketing atingiu uma marca interessante, com 60%. Além disso, cerca de 84% das cooperativas declararam ter a inovação como parte do planejamento estratégico.

Afinal, é necessário ter um CNPJ para atuar como um cooperado?

Caso pense que não é necessário, então acertou! Não é necessário ter um CNPJ para se tornar um cooperado. O cooperativismo moderno abraça a diversidade e oferece oportunidades para profissionais que desejam fazer parte de uma comunidade colaborativa. Esse modelo é acessível para pessoas físicas (PF) que desejam prestar serviços. 

Desmistificando o cooperativismo

Um dos principais motivos de muitos profissionais não compreenderem o funcionamento e principais objetivos de uma cooperativa é justamente por conta da falta de conteúdos disseminados e atualizados sobre o tema, portanto, vamos destrinchar um pouco melhor sobre o verdadeiro objetivo de uma cooperativa.

O princípio fundamental é a cooperação, onde os membros trabalham juntos para atingir objetivos compartilhados. O cooperativismo tem como abordagem valorização e união de indivíduos com interesses comuns. Este modelo promove valores como solidariedade, igualdade e autogestão. As cooperativas são organizações que operam com base nesses princípios e oferecem uma estrutura flexível para profissionais.

Tendo em vista todas essas informações, foi possível observar que o foco principal de uma cooperativa, além da valorização coletiva, igualdade e solidariedade, também prezam pelo bem-estar de seus cooperados. Isso acaba refletindo em suas flexibilidades, vantagens e benefícios que são muito atrativos e convidativos.

Flexibilidade e diversidade

O modelo cooperativista é conhecido por oferecer horários de trabalho flexíveis, adaptando-se às necessidades de seus cooperados e das empresas. Além disso, proporcionam a opção de trabalho remoto que promove uma maior harmonia e aumento em sua produtividade.

Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação dos colaboradores, mas também os inspira a atingir o seu melhor desempenho no dia a dia.

Vantagens e benefícios de um cooperado

Os cooperados desfrutam de vantagens significativas. Isso inclui benefícios flexíveis, suporte profissional, melhor aproveitamento da remuneração, desenvolvimento de carreira e uma comunidade colaborativa que valoriza o bem-estar de seus membros. O cooperativismo moderno não apenas promove a inovação no trabalho, mas também oferece um ambiente onde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é uma prioridade.

Vantagens e benefícios | Homem indicando crescimento em gráficos | Corporis Brasil

Cenário atual

Em um mundo onde a economia está em constante evolução, o cooperativismo permanece relevante e inovador. Em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Sicredi realizou uma pesquisa que revelou dados muito interessantes sobre o cenário atual das cooperativas.

O estudo, avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB)  per capita dos municípios em 5,6%, criando 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

À medida que mais profissionais buscam flexibilidade e soluções criativas, as cooperativas continuam a oferecer um modelo que se alinha perfeitamente com essas demandas. O cenário atual demonstra que o cooperativismo continua sendo uma alternativa viável e em constante evolução.

Passos para se tornar um cooperado

Se você deseja se tornar um cooperado, o processo é muito simples. Primeiro:

  • Encontre uma cooperativa que corresponda aos seus interesses e objetivos;
  • Entenda um pouco mais sobre o cooperativismo;
  • Conheça sua história e avalie se encaixa em seu contexto;
  • Separe um documento oficial com foto (identidade, CNH ou carteira de trabalho);
  • Busque um consultor para te acompanhar junto a cooperativa;
  • Encontre um projeto para ser alocado e prestar serviços
  • Encontre a vaga perfeita para você;

Temos um time experiente e treinado para orientá-lo nos primeiros passos para se tornar um membro ativo.

Conclusão

Nessa altura do campeonato, ficou bem claro que é desnecessária a presença de um CNPJ para ser um cooperado. O cooperativismo moderno valoriza a diversidade e a colaboração, oferecendo oportunidades para todos, além de trazer um benefício social por estimular a pluralidade e proporcionar o resgate da dignidade humana, o modelo cooperativista também contribui para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia. 

Fazer parte de uma cooperativa é contar com uma rede de apoio e de suporte que fornece possibilidades e oportunidades de negócio com as empresas, dessa forma, facilitando a conexão com as vagas mais adequadas ao seu perfil. Além disso, diminui a chance de passar por processos seletivos mais cansativos e conquistar a vaga dos seus sonhos com mais facilidade.

Caso tenha se identificado ou tenha curiosidade em saber mais sobre o incrível modelo de trabalho que está revolucionando o mercado. Entre em contato conosco em nosso site e descubra como podemos trabalhar juntos para fortalecer sua equipe e garantir o sucesso a longo prazo. Nos acompanhe nessa jornada em nossas redes sociais oficiais.