• Itaim Bibi, São Paulo
  • Telefone e Whatsapp: (11) 3900-1256
  • Email: contato@corporisbrasil.com.br
Corporis Brasil
Login
  • HOME
  • A CORPORIS
    • QUEM SOMOS
    • PARA EMPRESAS
    • PARA PROFISSIONAIS
    • CALCULADORA
    • COOPERATIVA
  • NEWS
  • BLOG
    • BLOG
    • NEWS
    • MATERIAIS RICOS
  • CONTATO
Home Produção industrial cresce em nove estados e registra alta nacional de 0,8% em agosto
Produção industrial cresce no ano de 2025

Produção industrial cresce em nove estados e registra alta nacional de 0,8% em agosto

  • Donizete Barroso
  • 10 de outubro de 2025

A produção industrial brasileira avançou 0,8% em agosto, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional divulgada nesta sexta-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado positivo foi impulsionado pelo crescimento em nove dos 15 locais pesquisados.

Entre os destaques, o Pará liderou o avanço com alta de 5,4%, seguido por Bahia (4,9%), Paraná (4,2%) e Rio Grande do Sul (2,9%). Outros estados que também apresentaram crescimento foram Mato Grosso (1,4%), Goiás (1,4%), Região Nordeste (1,0%), São Paulo (0,8%) e Espírito Santo (0,4%).

O desempenho positivo em São Paulo, principal parque industrial do país, contribuiu de forma relevante para o resultado nacional, refletindo melhora no setor de bens de capital e produtos alimentícios.

Em contrapartida, seis estados registraram queda na produção industrial: Amazonas (-7,4%), Pernambuco (-3,5%), Rio de Janeiro (-1,9%), Santa Catarina (-1,8%), Ceará (-1,5%) e Minas Gerais (-0,2%).

O recuo no Amazonas foi o mais acentuado do período, interrompendo uma sequência de dois meses de alta, e foi influenciado pelo menor ritmo de produção no Polo Industrial de Manaus, especialmente em bens de consumo duráveis.

Com o avanço de agosto, o setor industrial confirma sinais de recuperação após oscilações nos meses anteriores. Segundo o IBGE, o desempenho regional mostra um movimento de recomposição gradual da atividade, ainda que com variações pontuais entre os estados.

A alta nacional de 0,8% reforça a tendência de estabilidade da indústria ao longo do segundo semestre, em meio a um cenário de crédito mais restrito e demanda interna moderada.

Newsletter Corporis Brasil

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail as principais notícias sobre economia, mercado e cenários financeiros. Acompanhe análises, indicadores e movimentos que influenciam empresas, investimentos e estratégias de crescimento.

Avatar photo

Donizete Barroso

Post navigation

  • Previous Post Educação é destacada como pilar do futuro cooperativo em evento da ACI Américas
  • Next Post Pix Automático entra em vigor nesta segunda; veja como vai funcionar

Related Posts

Homem olhando o notebook mostrando suas compras internacionais

Governo prioriza votação de MP que retoma isenção para compras internacionais de até US$ 50

  • Donizete Barroso
  • 10 de agosto de 2026

Medida que encerra a chamada “taxa das blusinhas” está entre as prioridades do governo durante o esforço concentrado do Congresso; Planalto considera prazo de tramitação e impacto eleitoral da cobrança O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai

Continue lendo
Cooperativismo no amazonas

Cooperativismo amplia acesso à saúde bucal em comunidades ribeirinhas do Amazonas

  • Marlon Barcelos
  • 10 de agosto de 2026

Doação realizada pela Unicred Vale, em parceria com o Instituto Unicred, permitirá atendimento odontológico gratuito a moradores de 27 comunidades ribeirinhas e indígenas de Anamã Moradores de 27 comunidades ribeirinhas e indígenas de Anamã, no Amazonas, passarão a contar com

Continue lendo

Categorias

  • Artigos
  • Cooperado
  • Cooperativa
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Em alta
  • News
  • Politica
  • RH
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Pesquisar

Posts recentes

  • Governo prioriza votação de MP que retoma isenção para compras internacionais de até US$ 50
  • Cooperativismo amplia acesso à saúde bucal em comunidades ribeirinhas do Amazonas
  • Data center de IA em Belém vira alvo de investigação por possíveis impactos térmicos
BANNER COMERCIAL: você está gastando mais do que deveria.

Endereço

Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Cj. 81
Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-060

Contato

(11) 3900-1256
contato@corporisbrasil.com.br

Links Importantes

  • Login e FAQ
  • Trabalhe conosco
  • Termos e Política de Privacidade

Nossas redes

Corporis Brasil © 2025 - CNPJ: 07.047.331/0001-26