Cooperativismo e empreendedorismo: uma parceria valiosa

Entenda a parceria entre cooperativismo e empreendedorismo

É fato que a pessoa que abre o próprio negócio enfrenta diversos desafios. O processo precisa de planejamento, dedicação e um empurrão financeiro para o projeto sair do papel. É nesse sentido que enxergamos um forte elo entre o sistema de cooperativa e o empreendedorismo, que falamos a seguir. Confira!

Qual a relação entre cooperativismo e empreendedorismo?

Para começo de conversa, precisamos lembrar o que significa cooperativismo. Trata-se de uma união de pessoas em torno de um objetivo em comum, que se juntam para fazer negócio e alcançar melhores condições de trabalho. O modelo contempla a gestão democrática, em que os participantes são donos da sociedade e decidem em grupo seus rumos.

Tais características mostram que o cooperativismo é, basicamente, uma forma de empreendedorismo coletivo. A dinâmica é parecida e, em ambos os casos, é necessário tomar decisões administrativas. A diferença é que, com a ajuda mútua dos cooperados, tudo fica mais fácil: compra de equipamentos, profissionalização, qualificação e por aí vai.

Ou seja, é o “aval” que os pequenos empreendedores muitas vezes precisam para atingir metas que não conseguem por conta própria.

Vantagens do trabalho cooperativo aos empreendedores

Além do fator “dinheiro”, participar de uma cooperativa de trabalho, por exemplo, abre novos horizontes. Os membros aprendem sobre gestão do negócio, trocam experiências e crescem como seres humanos. Em síntese, tornam-se pessoas melhores e mais preparadas para encarar os desafios do mercado. Podemos citar, também, como vantagens:

  • Capacitação profissional a partir de palestras e cursos;
  • Ajuda para gerenciar questões tributárias e administrativas do próprio negócio;
  • Condições facilitadas para a compra e aluguel de equipamentos;
  • Maior poder de negociação junto aos fornecedores;
  • Possibilidade de trabalhar com preços mais competitivos;
  • Menor risco para empreender, visto que existe uma rede de proteção capaz de aliviar prejuízos.

Um sistema que deu certo

Leave a comment